Câncer de próstata: entenda causas, sintomas e tratamentos

Primeiramente: O que é o Novembro Azul?

É uma campanha de combate ao câncer de próstata e conscientização da importância de exames regulares para a detecção do diagnóstico precoce

Como o Novembro Azul começou?

Tudo começou em um pub na Austrália, em 1999, quando um grupo de amigos combinaram de deixar o bigode crescer durante todo o mês de novembro em prol da conscientização da saúde masculina e arrecadação de fundos para doação às instituições de caridade. O motivo pelo qual o mês de novembro foi escolhido se deve pelo dia 17 de novembro ser celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Câncer de Próstata. No exterior a campanha é conhecida como Movember (Moustache + November em inglês, significando Bigode + Novembro)

A ideia da cor azul, do bigode e da barba é estimular a curiosidade nos homens, fazendo com que eles procurem saber o motivo da campanha e assim fazer se conscientizarem sobre a causa e passarem a ideia adiante.

Câncer de Próstata: entenda mais a respeito

Para entendermos como o câncer se inicia, temos que ter a ciência de que tudo começa pelas células. Os seres humanos possuem inúmeras células pelo corpo, e essas células ‘trabalham’ constantemente, multiplicando-se ao longo de nossas vidas. Quando uma dessas células morre, logo é substituída por outras novas. E, em alguns casos, essa multiplicação se torna descontrolada, gerando o desenvolvimento de tumores que podem ser benignos, malignos ou até mesmo câncer.

Se tratando especificamente do câncer de próstata, temos que a doença pode se desenvolver de forma lenta, sem apresentar sintomas ou ameaçar a saúde do homem durante o período. Já em outros casos, a doença é mais agressiva, e cresce rapidamente, se espalhando para demais órgãos, o que também pode acelerar o processo da morte. Por isso a atenção deve ser redobrada com a saúde masculina!

Você sabe quais são as causas que podem aumentar o risco de ter câncer de próstata?

  • A Idade: conforme a idade aumenta, consequentemente o risco também aumenta. Estima-se que no Brasil, a cada 10 homens diagnosticados com câncer de próstata, 9 possuem mais de 55 anos. De 60 anos para cima, o risco é maior ainda. Está nessa faixa etária? Então previna-se, eixe seus exames em dia!
  • Histórico de câncer na família: atenção redobrada para homens cujo pai e/ou irmão desenvolveram câncer de próstata antes dos 60 anos.
  • Sobrepeso e obesidade: os estudos mais atualizados sobre saúde masculina afirmam que homens com sobrepeso e obesidade têm maior propensão para ter câncer de próstata.

Mas, é possível prevenir o câncer de próstata?

A resposta é que é possível diminuir o risco de várias doenças, inclusive o câncer de próstata, caso os homens adotem hábitos saudáveis em suas vidas. Aqui vão alguns exemplos para você praticar:

  • Adotar uma alimentação saudável: priorizando frutas, legumes, verduras e evitando frituras, sobrecarga de carnes vermelhas, gorduras e doces em geral.
  • Praticar exercícios físicos: sabe aquela corridinha na rua, pedalada no parque, futebol com os amigos, vôlei na praia e até mesmo a academia?? Então, estão mais que receitados para se ter uma vida mais saudável e muito mais divertida, convenhamos! Aproveitara vida também é se cuidar. Pratique atividades físicas!
  • Manter o seu peso de acordo com o que seu médico estimar: aqui o item acima pode ajudar você a manter o peso certo! Vá a um médico e saiba se o seu peso está de acordo com a sua idade e biótipo físico.
  • Não fumar: e caso esteja parando, ou tentando parar, busque diminuir o consumo do tabaco, é pela sua saúde. Devagar e sempre.
  • Evitar o consumo de bebidas alcóolicas: ok, um item complicado. Mas só de diminuir o consumo, e beber com responsabilidade, você já consegue inúmeros benefícios, e o melhor deles é que está diretamente relacionado à sua saúde. Então, beba conscientemente.

Importante saber: quais são os sintomas e os sinais do câncer de próstata?

Como mencionado anteriormente, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e nem sinais em sua fase inicial, porém, quando apresenta, geralmente, são os listados abaixo. Leia com atenção:

  • Dificuldade de urinar;
  • Demora em começar e terminar de urinar;
  • Detecção de sangue na urina;
  • Diminuição do jato de urina;
  • Sentir vontade de urinar por mais vezes durante o dia ou à noite

Se você sente alguns desses sintomas, não espere, procure um médico!

É preciso ficar atento porque esses sintomas também aparecem devido a doenças benignas (que não apresentam riscos sérios à saúde), como por exemplo:

  • Prostatite: que é uma inflamação, causada por bactérias, que age na próstata.
  • Hiperplasia benigna da próstata: quando a próstata aumenta, de forma benigna (sem apresentar riscos graves à saúde). Ocorre naturalmente com o envelhecimento, estudos afirmar que hoje afeta mais da metade dos anos com mais de 50 anos.

Porém, mesmo com a existência de doenças benignas, caso você note esses sinais ou sintomas, recomendamos que você realize os devidos exames para investigar se pode ser câncer de próstata ou não. A saúde é preciosa, lembre-se sempre disso.

E, finalmente, a pergunta que não quer calar: quais exames devem ser realizados para a detecção do câncer de próstata?

  • Exame de toque retal: com esse exame é possível avaliar o tamanho, textura e forma da próstata. Para isso, o médico introduz o dedo protegido por uma luva lubrificada no reto. O exame permite palpar as partes posterior e lateral da próstata.
  • Exame de PSA: este e um exame de sangue que mede a quantia de Antígeno Prostático Específico (PSA), que é uma proteína produzida pela próstata. Caso essa proteína resulte em níveis altos, pode significar que o paciente tem câncer, ou outras doenças benignas da próstata.

E qual é o exame que confirma o câncer de próstata?

Neste caso é necessário realizar uma biópsia. Onde são retirados pedaços muito pequenos da próstata para serem avaliados em laboratório. A biópsia é recomendada caso haja alguma alteração nos exames de toque retal ou PSA.

Homens que não apresentam sintomas precisam realizar exames para o câncer de próstata?

Os exames de rotina são indicados para que haja prevenção e, no caso de descoberta de câncer, o tratamento tem mais chances de ser efetivo, pela doença ter sido diagnosticada precocemente, sem comentar que tratar o câncer de próstata na fase inicial pode evitar que se desenvolva e chegue numa fase mais avançada, que pode ocasionar com a amputação do pênis ou mesmo a morte. Então, os benefícios são maiores, e recomendamos fortemente para que todos os homens se atentem à própria saúde, à saúde de seus familiares, amigos e companheiros de vida. Vamos acabar com o preconceito e viver cada vez mais e melhor? Essa sim é uma iniciativa que deve ser estimulada e espalhada nas conversas e na vivência. Cuide-se, previna-se, viva mais e melhor! A vida é muito melhor quando bem aproveitada!  A Rede ANCORA apoia o Novembro Azul! Deixe seu comentário abaixo e abrace essa causa conosco!

Para saber mais informações sobre câncer de próstata, acesse o site do INCA: https://www.inca.gov.br/