10 cuidados essenciais para o seu carro no inverno

E chegamos ao período mais frio do ano! E que frio, não é mesmo? E se nós estamos sentindo os efeitos da temporada mais gelada, saiba que os veículos também o sentem. E, foi justamente pensando nisso, que nós da Rede ANCORA criamos uma lista com os 10 principais e essenciais cuidados para você ter com o seu carro no inverno. Ficou curioso(a)? Então leia nossa seleção na íntegra!

Veja abaixo as nossas 10 dicas de cuidados com o carro no inverno:

  1. Atenção com o óleo e os filtros de óleo do carro:

Vamos a uma boa prática: ‘se há recomendações do fabricante, sempre é melhor segui-las’, então, atente-se com o óleo do seu carro. Porque, com as temperaturas baixas do inverno, ter o óleo de motor adequado e limpo faz com o que o seu veículo siga sem problemas com a temporada fria.

  1. Mantenha o seu veículo aquecido durante o caminho

Caso houver injeção eletrônica no seu carro, não há a necessidade de aquecer o motor até atingir a temperatura adequada, antes da sua partida. Isso porque a própria injeção eletrônica desempenhará isso no caminho; o que traz economia de combustível e do seu tempo também, convenhamos. Porém, a recomendação aqui é que você dirija com uma velocidade reduzida, no início do trajeto, para que assim a injeção eletrônica consiga desempenhar bem o seu papel.

  1. Verifique como os pneus do seu carro estão

Quando estamos em períodos mais frios, como o inverno, as estradas ficam mais propensas a serem impactadas por chuvas, neblinas e até mesmo gelo, dependo da região. Dado esse cenário, você precisa verificar a calibragem ideal do seu carro, no Manual do Veículo, e checar a pressão de todos os pneus do veículo. Pneus calibrados adequadamente são sinônimos de melhoria de segurança e economia ao seu bolso, pois a calibragem certa entrega mais força ao seu carro nas estradas, nas situações citadas acima. Outra dica é que é sempre bom ter atenção com a vida útil dos pneus; notou que precisa trocar? Então, não deixe para depois!

  1. Também tenha atenção com a bateria do seu carro

Durante o inverno, a bateria do seu carro trabalha mais e pode ficar sobrecarregada. Então, a dica de ouro da vez é: o motor está desligado? Então não deixe luz, som e demais equipamentos do carro ligados.

  1. Atente-se às condições de funcionamento das mangueiras do motor do seu carro

Confira como estão as correias do motor do seu veículo. Porque, com o tempo muito frio, elas tendem a ressecar de forma mais rápida e podem acabar não resistindo às temperaturas baixas. Fique atento(a)!

  1. Tem ar-condicionado com aquecedor no carro? Então sempre limpe ou substitua o filtro

Se você não tiver o hábito de limpar ou mesmo substituir quando preciso, pode ter a sua saúde, e a dos demais passageiros, prejudicada. Porque, com o tempo, o ar-condicionado acumula poluentes externos que ficam fixados no filtro de ar. Assim, quando o aquecedor é ligado esses poluentes são espalhados por todo o espaço do seu carro. Opte sempre por conferir esse item!

  1. A pintura do seu carro também tem muita importância!

Para muito além da aparência, a pintura protege o entorno do seu carro. Portanto, mantenha a cera sempre em dia para que você não tenha preocupações com as agressões dessa estação em seu veículo.

  1. As palhetas garantem boa visibilidade durante o inverno. Atente-se a elas também!

Faça uma checagem para saber se as palhetas do seu veículo não estão ressecadas e pedindo uma troca. Palhetas funcionais te ajudam a ter uma visibilidade melhor durante a neblina de inverno. Lembre-se sempre, segurança em primeiro lugar!

  1. Confira como estão as luzes do seu carro

A temporada de inverno exige mais dos carros, porque, por conta das temperaturas baixas, as noites acabam sendo mais longas. E por isso, você precisa ter muita atenção com itens como: lâmpadas de sinalização, faróis e luzes de condução, luzes traseiras, luzes de freio. Você precisará usá-los por mais tempo, logo, é sempre melhor conferi-los antes, não é mesmo?

  1. Tenha sempre um kit de emergência no seu veículo

Por último, e não menos importante, o item 10 é primordial! Recomendamos que você tenha em seu carro um kit de emergência (primeiros socorros), um kit de ferramentas, uma lanterna (podendo ser a lanterna do seu celular) e o triângulo. Não se esqueça desses itens de segurança, pois nunca sabemos quando poderemos precisar, logo, ter sempre a mão é a melhor ideia!

Com essas dez dicas, você e o seu carro conseguirão passar pela temporada de inverno com muito mais segurança e qualidade! E saiba que você pode fazer a revisão do seu carro com o suporte das Lojas Rede ANCORA! As nossas lojas de autopeças são equipadas com as maiores e melhores marcas do mercado de reposição automotiva e entregam um custo-benefício com um atendimento à altura desses grandes nomes do mercado. Então, quando precisar não tenha dúvidas, encontre a Loja Rede ANCORA mais próxima a você!

Curtiu as nossas dicas? Então deixe o seu comentário e compartilhe essa lista com os seus amigos em suas redes sociais. E continue conosco para mais notícias sobre o setor de autopeças!

Rede ANCORA – A Força De Uma Grande Parceria!