Revisão e manutenção: neste período de pandemia, saiba como cuidar do seu veículo!

Estamos vivenciando uma época atípica; e a pandemia também trouxe mudanças para os veículos, porque agora, como estão rodando por menos tempo, precisam de cuidados adicionais. Essa ausência de movimento dos veículos, diferente do que muitos pensam, não é algo benéfico e pode acarretar danos que podem surgir principalmente assim que a situação se normalizar.

E, agora que a população ao invés de comprar carros novos está optando por revisar e cuidar cada vez mais dos que já possuem, informamos: caso precise de peças automotivas, vá a uma franquia Rede ANCORA mais próxima a você. Nossas lojas, que estão em 14 estados nacionais, mais o Distrito Federal, oferecem peças originais, de fábrica, com nota fiscal e a qualidade que somente quem entende de peças pode oferecer a você.

Agora, confira abaixo as dicas que a Rede ANCORA preparou para você saber como proteger o seu veículo neste momento:

Bateria:

Carro parado também exige cuidados durante o período de isolamento social para evitar exposição ao Coronavírus

  • A bateria continua a ser consumida mesmo com o carro parado. Alarme e outros sistemas exigem dela e fazem com que ela possa descarregar. Se o carro não for ser utilizado, a dica é desconectar um dos polos, o que garante maior durabilidade do componente.

 

  • Para quem for precisar do carro casualmente, a indicação é mantê-lo ligado, ao menos uma vez por semana, por 20 minutos. Além de ajudar a bateria, garante que os fluidos circulem por todo o motor, ele chegue à temperatura ideal de funcionamento e os pistões sejam lubrificados da maneira correta.

 

  • No caso de carros elétricos ou híbridos, a indicação é não os deixar parados por mais de três meses com uma carga inferior a 50% da bateria. Se possível, o ideal é manter o veículo próximo a um ponto de recarga ou onde o carregador portátil possa ser ligado.

Pneus:

Pneus devem ser calibrados uma vez por semana. Em casa, a não ser que tenha um compressor, não é viável fazê-lo. Garantir que os pneus estejam com a pressão correta evita deformação dos componentes e perda das propriedades dos pneus. A dica é colocar a pressão máxima, para carro cheio (ocupantes + malas). Assim, mesmo que haja perda, ele vai manter dentro do ideal.

Se não for possível calibrá-los em casa, quando sair para ir ao mercado ou farmácia, se houver a possibilidade, faça a calibragem. Lembrando sempre de higienizar as mãos com água e sabão após e álcool gel, afinal outras pessoas tiveram e terão contato com o calibrador.

Pintura:

Se sua garagem não é fechada ou subterrânea, a pintura também requer cuidados. O ideal é lavar o carro, para retirar detritos, sujeiras, insetos e até dejetos de aves, que contém muito ácido, e podem danificar a pintura se ficarem em contato com a carroceria por longos períodos. Após a lavagem, o indicado é cobrir o carro com uma capa, que além desses itens citados acima, protege a pintura da incidência do sol também.

Combustível:

O nível do combustível em um carro que vai ficar estacionado também deve ser analisado. O ideal é que o carro esteja com pelo menos meio tanque. Estacionar o carro na reserva pode levar, na próxima partida, a que o sistema puxe impurezas do combustível que estão no fundo do tanque para dentro do motor. Também é preciso garantir que o combustível que você abastece seja de boa procedência para evitar danos maiores ao conjunto.

Bancos:

Aproveitando para higienizar o interior do veículo contra o Coronavírus, indicamos o uso de água e sabão. Tanto para bancos de tecido como os de couro. A mistura de água e sabão, em ambos os casos deve ser “ameno”, para não criar espuma. A espuma pode deixar os bancos úmidos por mais tempo e colaborar para o desenvolvimento de fungos. No caso dos bancos de couro, devem ser hidratados após a limpeza, mesmo os sintéticos, para evitar rachaduras.

Filtros, palhetas e lâmpadas:

O tempo livre pode servir também para reparos menores. Filtros de ar, palhetas do limpador e lâmpadas podem ser trocados em casa. O filtro de cabine também pode ser mudado e geralmente o acesso fica atrás do painel pelo lado do passageiro. Claro, isso só vale se você já estava com esses itens em casa e não para quem precisará sair atrás deles.

Precisando de peças originais, de qualidade e com excelente custo-benefício? Pois as nossas franquias estão mais que preparadas para lhe atender! Clique aqui e encontre a loja Rede ANCORA mais próxima a você!

Cuide bem do seu veículo!

Fique ligado(a) para mais dicas!

Rede ANCORA – A Força de Uma Grande Parceria!