16/09 Dia Nacional do Caminhoneiro

Pare e pense: quase tudo o que você consome, em algum momento da cadeia produtiva, é transportado via caminhão. E os caminhoneiros, que são trabalhadores que têm inúmeros desafios, responsabilidades, problemas, necessidades e ainda assim desbravam as mais diversas estradas brasileiras, mais que merecem as homenagens destinadas à categoria.

E você sabia que no Brasil o Dia do Caminhoneiro é comemorado em três datas diferentes no ano? Sim, os caminhoneiros são homenageados nos dias: 30/06, 25/07 e 16/09.  Quer saber o porquê de tantas datas distintas e o que significam cada uma delas? Então continue conosco, que a gente te explica!

Vamos aos porquês!

Dia do Caminhoneiro em 30 de junho:

Essa data é exclusiva do estado de São Paulo e foi criada pelo ex-governador do estado, Francisco Montoro, por meio da lei nº 5.487/86. Segundo informações, o motivo da homenagem é devido ao grande impacto que a profissão sempre teve na região paulista.

Dia do Caminhoneiro em 25 de julho:

Talvez essa seja a homenagem mais popular do país, devido à comemoração do Dia de São Cristóvão, o padroeiro de todos os motoristas, independentemente do modelo do veículo.

Dia do Caminhoneiro em 16 de setembro:

Desde 2009, o dia 16 de setembro se tornou a data oficial do Dia do Caminhoneiro devido à lei nº 11.927, decretada pelo então ex-vice-presidente do Brasil José Alencar Gomes como uma forma de homenagear essa categoria de trabalhadores que tanto têm importância ao país e que, mesmo assim, nem sempre recebem o reconhecimento necessário.

Concluindo:

É de conhecimento geral que os caminhoneiros são um público de muita relevância ao setor de reposição automotiva. E, além de consumirem peças, compõem uma parte essencial da economia mundial. É necessário lembrar que uma comemoração não anula a outra, logo, as três datas importam e podem ser celebradas sem erro de uma possuir mais importância que a outra.

E, tendo conhecimento de todos esses fatores de importância somados ao respeito contínuo à categoria, nós da Rede ANCORA desejamos um feliz Dia Nacional do Caminhoneiro a todos os caminhoneiros parceiros do Brasil! Encontre Lojas Rede ANCORA de Linha Pesada clicando aqui.

Curtiu? Então compartilhe a nossa homenagem aos caminhoneiros que você conhece em suas redes sociais!

Rede ANCORA – A Força de Uma Grande Parceria!