2019: um ano otimista para o setor de Autopeças!

Ótima notícia para quem é do setor de reposição de autopeças: o ano de 2019 promete ser otimista para o desempenho do mercado!

Segundo Pesquisa realizada pelo Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), o resultado do biênio 2017-2018 trouxe um saldo positivo em relação ao anterior (2014 – 2016). O faturamento da indústria mostrou uma recuperação pós-crise, e totalizou em um crescimento acumulado equivalente a 42,7%, opondo-se ao decréscimo de quase 26% dos anos de 2014 a 2016.

Os resultados foram expressivos em toda a cadeia, com uma ressalva especial para o mercado de Exportação, que teve um crescimento de 26,5%, beneficiado com a valorização do dólar. As Montadoras também obtiveram um resultado satisfatório, totalizando 17,4% – resultado atrelado ao fortalecimento do movimento interno, mais o aquecimento das vendas de veículos novos no mercado de reposição.

Outro fator relevante ao setor, e que vem em um excelente momento para o país como um todo, foi o percentual de empregos, que também aumentou com essa recuperação do setor. De acordo com o Sindipeças, o número de empregados na indústria de autopeças foi de 3,2%, totalizando em torno de 10 mil vagas abertas durante o ano letivo de 2018.

Para 2019, o Sindipeças prevê uma estimativa de crescimento de 8,4% no faturamento total das empresas do setor, comparado ao desempenho de 2018, resultando em R$ 96,9 bilhões. Em relação as vagas de emprego, a previsão é semelhante à de 2018, totalizando por volta de mais 10 mil novos postos de trabalho.

O que você achou das previsões para o setor? Deixe a sua opinião no espaço para comentários, logo abaixo e continue conosco para mais atualizações e novidades sobre o setor de autopeças!