A Rede ANCORA parabeniza a Forparts Autopeças pelos seus 30 anos!

A Rede ANCORA apoia as histórias de seus parceiros. E, neste mês de abril de 2021, mais uma grande Loja parceira da Rede ANCORA está celebrando uma data muito especial: A Forparts completa 30 anos de história!

Essa é uma data que deve ser muito celebrada, uma vez que o propósito da Rede ANCORA é guiado pelo fortalecimento e o crescimento de suas lojas franqueadas.

A Forparts pertencente à região Sul do Brasil, mais precisamente em Santa Catarina. E os seus 30 anos são compostos pela construção de um sonho com uma trajetória sólida de sucesso que merece ser divulgada! Então, nada mais justo que, nesta data especial, a Rede ANCORA ceder seu espaço do Blog a essa loja que vem sendo uma parceira exemplar também para a história da ANCORA.

Confira abaixo o depoimento do Cassiano Ersching, atual administrador da Forparts, a respeito da história da loja e de como surgiu a parceria com a Rede ANCORA. Leia na íntegra!

A História da Forparts

Figura 1 O início do sonho com a Distribuidora de Autopeças Fordeville Ltda

Nesse mês de abril de 2021, a FORPARTS – antiga Distribuidora de Autopeças Fordeville Ltda – completa 30 anos de atividades. E a história da família Ersching, que deu origem à loja, sempre esteve ligada ao mercado automotivo.

No ano de 1966, o Sr. Lauro Ersching, que era filho de agricultor, mudou-se da localidade de Garibaldi no interior do município de Jaraguá do Sul para a cidade de Joinville a fim de concluir os estudos. Foi morar na casa do Sr. Theodoro, seu tio paterno, que na época era proprietário da Autopeças Alvorada. Para custear as despesas, Lauro foi trabalhar na loja do tio e foi lá que iniciou sua carreira no mundo automotivo.

Nessa época, o mercado automotivo nacional já passava por transformações com o início da produção Nacional de Veículos (1959 –VW Kombi e Fusca, DKW Vemag, Simca do Brasil; 1968 – Instalação das fábricas FORD e Chevrolet; 1973 – Instalação da fábrica Fiat), fazendo com que a preferência do consumidor deixasse de ser pelos veículos importados na época e migrasse para os fabricados aqui no Brasil.

Atento às mudanças, Lauro comenta com seu tio sobre as mudanças no mercado de veículos e sobre as oportunidades de oferecer autopeças para os veículos nacionais, mas seu tio prefere ficar com a linha de importados. Nesse momento, Lauro vai em busca de novas oportunidades para trabalhar com os veículos nacionais e em 1970 começa a trabalhar como Cardexista (controle de entradas e saídas de estoque) na concessionária Ford de Joinville, onde, em 1975, chegou à Gerência do setor de peças, cargo que ocupou até sua saída em 1990.

Após trabalhar por mais de 25 anos no ramo de Autopeças, Lauro juntamente com sua esposa Nair, cujo pai também era ferreiro mecânico, decidem, em 1991, iniciar seu próprio negócio com uma proposta de levar aos consumidores qualidade e preço justo nas peças de reposição para a manutenção preventiva e corretiva dos seus veículos.

Figura 2 Foto atual do Sr. Lauro junto a Sra. Nair – fundadores da Autopeças Fordeville, atual Forparts

Assim, na data de 17/04/1991, a AUTOPEÇAS FORDEVILLE inicia suas atividades na garagem da casa de Lauro e Nair. E em poucos meses passou a ocupar uma pequena sala (de 30 m²) na Rua Tenente Antônio João, 898, no Bairro Bom Retiro na cidade de Joinville – SC.

A ideia inicial do novo negócio era trabalhar apenas com peças para os veículos Ford. Porém, analisando o mercado, como a alta quantidade de oficinas multimarcas, e a fusão da VW e Ford, em 1989, que passaram a compartilhar vários itens, a estratégia mudou e passaram a trabalhar com peças mecânicas para as quatro montadoras: VW – FORD – FIAT – CHEVROLET.

Figura 3 Loja Fordeville, em 2005

A família toda ajudava no novo projeto. Cassiano, o filho mais velho, na época com 13 anos ajudava os pais na organização das peças, conferência dos pedidos, atualização das listas de preços e entregas nas oficinas. Mais tarde, juntou-se ao time da família a Caroline, a filha mais nova. Nos primeiros quatro anos somente a família Ersching trabalhava na loja, mas, graça ao trabalho honesto e persistente, o negócio da família foi prosperando e evoluindo.

Figura 4 Na foto, a família Ersching, da esquerda para a direita: Caroline, Sr. Lauro, Sra. Nair e Cassiano

Forparts e Rede ANCORA: uma parceria de sucesso!

Figura 5 Loja Forparts, localizada em SC

Com a transição para o novo milênio, vieram também novas tendências e mudanças no mercado e, consequentemente, o setor de autopeças novamente passou por transformações expressivas. Nessa época, houve muitos lançamentos de modelos de veículos, o que exigia cada vez mais investimento em atualização do estoque para atender à “modernização da frota”. Iniciou-se também, motivados por benefícios fiscais e questões logísticas, a descentralização de estoques dos grandes atacadistas que procuravam as regiões com maior demanda dentro dos estados para abrir filiais.

À época, muitos especialistas de mercado afirmavam que as lojas deveriam reduzir a quantidade de itens em estoque e trabalhar com o “estoque dos fornecedores”, para obter um melhor desempenho financeiro e manter ativa a competitividade. A Fordeville, como também muitos outros parceiros, utilizaram essa estratégia que, a curto prazo, parecia a solução para poder atender um mercado cada vez mais variado. Porém, era uma solução que trazia muitos riscos e que, no longo prazo, poderia ser fatal ao negócio.

Atento aos sinais do mercado e buscando sempre diferenciar-se dos demais, o Sr. Lauro foi vai em busca de novas soluções para o seu negócio. Em 2001, durante a AUTOMEC, em companhia de outros lojistas integrantes da Associação das Lojas de Autopeças de Joinville – ALAPJ, conhece dois projetos no segmento de autopeças que buscavam fortalecer as lojas. Um deles era uma rede que oferecia a parceria com os atacadistas (extinta Rede Tem Peças) e o outro a Rede ANCORA, que tinha como proposta possibilitar o acesso das pequenas lojas através do modelo de associativismo aos fabricantes de autopeças. Já em 2005, o Sr. Lauro é convidado por lojistas do estado de SC e entra para o seleto grupo de lojistas da Rede ANCORA, tornando-se um dos membros fundadores da rede no estado de Santa Catarina.

Figura 6 Início da parceria entre a antiga Fordeville com a Rede ANCORA

 

Figura 7 Atual fachada da Loja Forparts

A atualidade:

Hoje, passados 30 anos, a AUTOPEÇAS FORDEVILLE cresceu, evoluiu, buscou parcerias e transformou-se na FORPARTS DISTRIBUIDORA DE AUTOPEÇAS. A empresa é administrada pelos irmãos Cassiano e Caroline, conta com uma equipe de 25 colaboradores e consolidou-se como referência em autopeças mecânicas no mercado de Joinville e região. Atuando no varejo e atacado, e presente também no comércio eletrônico através de sua loja on-line, oferece aos seus clientes mais de 20 mil itens à pronta entrega.

E, analisando todos esses anos, Cassiano conclui:

Fazer parte da Rede ANCORA foi essencial para continuidade do nosso negócio de autopeças! O acesso às compras de fábricas e grandes marcas nos ajudou a ter preços mais competitivos, mas não foi só isso. Descobrimos a importância de ter um bom estoque, para não ser somente um “repassador de mercadoria”, como alguns clientes falavam na época; pois estávamos trabalhando somente com estoque dos produtos AA e o resto corríamos para buscar na distribuidora.

Entendemos que participar da Rede ANCORA é poder ter contato com vários parceiros do mesmo segmento, em várias fases de desenvolvimento, o que possibilita um enorme aprendizado através das trocas de experiência. Temos a oportunidade de aprender uns com os outros, e vemos os demais lojistas da Rede ANCORA como parceiros e não como concorrentes. Muitos processos que temos hoje na Forparts Autopeças são baseados nas experiências de lojas parceiras, e isso nos proporcionou um crescimento muito rápido e sólido.

Gostaríamos de agradecer, nesse momento mais que especial a todos os nossos clientes, colaboradores, fornecedores, amigos e parceiros por nos ajudarem a chegar até aqui, pois a confiança e apoio de vocês foi imprescindível para nós!

Muito obrigado!!

Figura 8 Equipe da Forparts

 

A Forparts tem uma história e tanto! Exemplar e inspiradora, não é mesmo? Gostou do texto? Então conheça mais sobre a loja no site, siga os perfis do Facebook e do Instagram e deixe o seu comentário ao Sr. Lauro, à Sra. Nair, à Caroline, ao Cassiano e à equipe da Forparts! Compartilhe a história da Forparts em suas redes sociais e continue conosco para mais notícias do setor de autopeças!

Rede ANCORA – A Força de Uma Grande Parceria!