A Rede ANCORA parabeniza a loja HS Autopeças pelos seus 30 anos!

A Rede ANCORA acredita e valida as histórias dos seus parceiros. E, no último dia 05 de setembro, mais uma grande loja parceira Rede ANCORA celebrou uma data importante. A HS Autopeças fez 30 anos de existência! E neste texto, demos voz para que o Sebastião Bastos, proprietário da loja, contasse a história de sucesso de sua loja. Aqui, você encontrará uma jornada de muitos desafios, aprendizados, superações e grandes parcerias!

Acompanhe na íntegra!

Como tudo começou e como uma visão à frente do seu tempo traz benefícios a longo-prazo:

Essa história começou em 1990, quando, em sociedade com o seu irmão, o Sebastião Bastos fundou a HS Autopeças, no estado de Minas Gerais. A exigência do Sebastião era que a empresa fosse totalmente informatizada. Na época, como a tecnologia não era tão avançada, o Sebastião não encontrou o software adequado para o varejo de autopeças. Mas, segundo o próprio, visitando um lojista de outro segmento, ele se deparou com um computador na mesa da tal loja. E, perguntando se a empresa era informatizada o colega lojista não soube informá-lo, e, após um período para compreender a pergunta, disse ao Sebastião que àquela máquina (um computador) tinha sido levado até lá por um amigo, porém, nunca havia sido ligado.

Mesmo notando que o computador não era tão popular entre os lojistas da região, Sebastião não desistiu de sua ideia. E, após realizar pesquisas, o Sebastião descobriu o contato de um fornecedor de software. O sistema ainda assim era ultrapassado, mas, em um acordo, concordaram que o fornecedor concederia o sistema e o Sebastião as atualizações necessárias para que o software fosse otimizado.

O próximo desafio que apareceu ao Sebastião foi encontrar uma pessoa que se interessasse a trabalhar em uma empresa que possuía computador. Assim, realizou entrevistas com diversos candidatos para vendedor, e demais pessoas experientes (como ele precisava). A dificuldade vinha quando era revelado que este funcionário(a) precisaria trabalhar com o computador. Sebastião teve dificuldades até mesmo com o sócio, seu irmão, que ainda não estava adaptado às funcionalidades do computador e o via como um impedimento.

*(Lembramos aqui que o período citado era totalmente diferente do de hoje, portanto era muito comum as pessoas não terem o entendimento da importância do computador. E revela o quão à frente estava o pensamento do Sebastião em querer investir nesta tecnologia!)

Com o tempo esse desafio foi superado. Porém, o Brasil passou por um período de muitas dificuldades, que resultou em grandes sofrimentos às pequenas empresas. Inflação alta e mudanças políticas e econômicas dificultaram e muito o progresso dos negócios.

Crescendo em meio a muitos desafios:

Analisando o cenário à época, o Sebastião afirma que “a cultura empresarial dominante foi forjada num ambiente de inflação alta onde as pessoas perdem a noção do preço relativo. Você pode marcar o preço que quiser, ninguém tem noção. Bastava comprar a prazo e vender à vista e estava feita a gestão.”

E na data de 01/07/1994, com o Plano Real implantado, a inflação foi zerada; e, assim, os grandes fabricantes que tinham o preço inflado no processo de descontrole anterior passaram a vender o produto mais barato.

E o Sebastião também afirma que, “Na economia pós-Plano Real, as demandas diminuíram e as margens sumiram. Aí sim começou a cultura empresarial da boa gestão. Com precificação, curva ABC, processos, gestão financeira, controle do caixa etc.”. Algum tempo depois, em parceria com a Rede ANCORA, a HS Autopeças realizou um exercício de memória, o Sebastião notou que os 10 maiores varejistas de autopeças de Belo Horizonte em julho de 1994 não existiam mais.

O Sebastião, que à época era bancário, permaneceu nesta profissão por 25 anos. Seu irmão e sua esposa gerenciavam o negócio enquanto ele fazia a supervisão à distância. Naquele ano, em 1996, seu irmão teve que deixar a sociedade por problemas de saúde. Assim, em 1997 o Sebastião deixou o emprego no banco e passou a se dedicar exclusivamente à gestão da loja.

Um novo mundo era descoberto. E ele afirma que com a falta de experiência no setor de autopeças, “tinha muita teoria, mas pouco conhecimento do negócio.” Por isso, resolveu convidar seu filho Henrique, com 15 anos à época, para iniciar no negócio e assim obter experiência e conquistar clientes.

HS Autopeças e Rede ANCORA uma parceria de sucesso!

Por volta de 2002, o Sebastião foi convidado a fazer parte de uma associação de lojistas de autopeças em Belo Horizonte, que se chamava CARPMINAS. Em 2005 foi realizada a fusão desta associação (que possuía 40 sócios) com a Rede ANCORA que tinha sido fundada na cidade de Uberaba. E, em 2006 foi dado o início da ANCORA DE MINAS, com o Sebastião como o primeiro presidente.

Paralelamente, o Sebastião passou a gestão para o seu filho, até que, em 2009, se afastou da loja para ser Vice Presidente operacional da Rede ANCORA Nacional, onde permaneceu até 2015. Após essa experiência, ainda em 2015, o Sebastião voltou à loja, já com uma grande bagagem de gestão e do negócio de reposição de autopeças. E, atualmente, a HS Autopeças possui 20 funcionários, e vem crescendo ano a ano em todos os indicadores.

A loja no atual cenário

O Sebastião acredita que o fato de ter nascido com o DNA tecnológico ajudou muito neste momento de pandemia. E afirma: “Eu, que faço parte do grupo de risco, estou trabalhando em home office há 6 meses. Ainda assim estou totalmente integrado nos processos de gestão, vendas, marketing e estoque. Eu e minha mulher, da nossa casa, fazemos todas as compras, financeiro, precificação e RH.”

E, mesmo neste período conturbado mundialmente, a HS Autopeças em julho de 2020 teve o mês de maior faturamento da empresa. Em plena pandemia. Isso demonstra o quão importante é o investimento e o interesse em recursos tecnológicos. Tema este que o Sebastião compreendeu desde o início do seu sonho de montar uma loja de autopeças.

E, para finalizar, uma lição de visão para um negócio próspero:

O Sebastião deixa o recado: “Nossa visão de futuro é que a pequena empresa no Brasil precisa adquirir velocidade de transformação tecnológica compatível com a demanda da sociedade. Por isso continuamos buscando oportunidades de modernização e crescimento. Convido todos a acessarem nosso site: www.hsautopecas.com

Esses 30 anos de história da HS Autopeças, como o de toda pequena empresa nacional que obteve sucesso, foram feitos de muito sonho, esforço, dedicação, estudos, parceria e em acreditar que os pequenos negócios podem sim ser enormes. A Rede ANCORA conta essa história com muito prestígio, e tem orgulho de também fazer parte, junto ao Sebastião e a todo o seu time, deste sonho que se tornou realidade. Agradecemos a parceria e desejamos que venham muitos mais anos de sucesso à HS Autopeças!

Continue conosco para mais notícias sobre o setor de reparação automotiva.

Rede ANCORA – A Força de Uma Grande Parceria!