A Rede ANCORA parabeniza a Zeno Autopeças pelos seus 17 anos!

No último dia 03 de março, a Zeno Autopeças, loja franqueada da Rede ANCORA há 04 anos, completou 17 anos! E, para a ANCORA, é uma data que deve ser muito celebrada, uma vez que o fortalecimento e o crescimento das lojas parceiras estão no DNA e na missão da distribuidora.

A Zeno Autopeças, pertencente à região Sul do Brasil, mais especificamente na região de Brusque – em Santa Catarina, tem uma história de superação e sucesso que deve ser divulgada! Então, nada mais justo que, nesta data especial, a Rede ANCORA ceder seu espaço a à loja que vem sendo uma parceira exemplar também para a nossa história.

Confira abaixo o depoimento do Eduardo Brogni, sobre o surgimento da Zeno Autopeças e de como surgiu a parceria com a Rede ANCORA. É uma história que temos muito orgulho em compartilhar:

“Para contextualizar nossa empresa, gostaria de lembrar que meu pai, Sr. Zeno (60 anos), foi caminhoneiro dos 17 aos 35 anos. Já cansado de viajar Brasil afora, iniciou no ramo de autopeças. Após 12 anos de sociedade, em 2003 fundou sua própria loja: a Zeno Autopeças Ltda. Assim, fomos conquistando nosso espaço dentro da cidade.

Figura 1. À esquerda, Sr. Zeno, aos 22 anos, quando era caminhoneiro

Os anos se passaram, as tecnologias mudaram, o mercado mudou e a agressividade dos médios e grandes distribuidores se tornou ainda mais voraz. Os mesmos que batiam em nossas costas, dentro de nossa loja, dizendo que eram parceiros, passaram a visitar semanalmente os nossos clientes, praticando os mesmos preços, dificultando muito nossas vendas. Entramos em um período onde o crescimento era praticamente nulo, podendo inclusive haver um regresso. Entrar em uma fábrica, para quem é pequeno, é sempre um desafio. Exige que você tenha dinheiro para investir e um ótimo controle de estoque, pois, os ciclos de entrega são muito distintos e crédito limitado. Esta alternativa era inviável para nós.

Em muitas conversas em família não enxergávamos uma solução. Restava ir brigando com as “armas” que tínhamos em mãos: carisma em nosso atendimento, facilidade nas devoluções, agilidade na entrega, boa garantia, entre outros; sabendo que em algum momento isto poderia não mais ser suficiente para nosso crescimento. No ano de 2015, já bastante desanimados com as alternativas que tínhamos, chegou até nós uma revista da tal Rede ANCORA e, coincidentemente, na mesma semana, um amigo e parceiro nosso (Sr. Vilson/Representante), nos fez uma breve explicação, em tom de propaganda, de como funcionava a Rede. Acabamos percebendo que, desde a revista no balcão até a propaganda, foram propositais e, em novembro de 2015, fazíamos parte da Rede ANCORA, em Santa Catarina. Mal tínhamos ideia do que verdadeiramente significava fazer parte deste time. Entramos, porque pensávamos que teríamos acesso a preços de fábrica. Simples assim. “Vamos ter preço competitivo” e era só isso que precisávamos. Mas, foi muito rápido para entender que estávamos completamente errados.

A parceria com a Rede ANCORA fez uma virada geral em nós e em nossa loja, passamos a observar o quanto precisávamos mudar nosso negócio. No início fomos, sim, aproveitando o bom preço e as facilidades de comprar via site, dispensando um pouco a presença de representantes em nosso balcão. A entrega rápida do CD/SC nos dava segurança para fazer vendas aos nossos clientes. Passamos agora a ser comentados na cidade pelo nosso preço de venda, o que nos deu novamente a oportunidade de crescimento. Passamos a vender o que em 12 anos de loja não vendíamos.

Contudo, a grande conquista alcançada com a Rede ANCORA não foi a questão de preço e produto. Nossa entrada na Rede foi muito mais do que isso. Passamos a fazer parte de um grupo de parceiros. Cada vez que eu me deslocava ao CD na cidade de Timbó/SC, voltava com um novo amigo, um novo contato. Cada vez tinha uma nova loja a ser visitada nas cidades vizinhas. Cada um nos fazendo enxergar uma situação diferente dentro de casa. Foram muitas e muitas vezes que voltei cheio de novidades, cheio de aprendizado para partilhar entre meus familiares e colaboradores. E percebia como estávamos fechados, estagnados e atrasados! Antes da Rede, não tínhamos noção de como era importante controlar um estoque, não sabíamos das curvas de vendas, questão tributária e fiscal, até nosso sistema (software) era inadequado. Nosso layout mudou, nossa motivação mudou, tudo mudou! Fomos deixando os caderninhos de lado, mantendo o espírito familiar, porém, com cara de empresa. Abrimos nossas perspectivas e projetos!

Entre tantas e tantas pessoas que ajudaram a transformação de nossa empresa, a humilde loja de autopeças, merecem destaque: Sr. Ivo do CD Santa Catarina, Sr. Vanderlei (Automecri Centro Automotivo – Luiz Alvez/SC), Sr. Lauro e Cassiano (Distribuidora de Autopeças Fordeville/SC), Sr. Ditman, Dieter e Junior das lojas Krambeck/SC, bem como Sr. Antônio (SS Plus Sistemas/Autmaster). Estas pessoas, em especial, abriram as portas de suas “casas”, mostrando sem medo os detalhes de seus negócios. Jamais pensei que algum dia estaria nesta situação, visitando alguém que poderia simplesmente me enxergar como um concorrente, quando, na verdade, fizeram a opção de sentar conosco e mostrar pontos importantes de como ser uma empresa de verdade e como melhorar no todo. Não encontro as palavras adequadas para descrever como era voltar para casa depois de um dia assim. Dia de partilha, conhecimento, troca de informações e amizade. Nossa equipe passou a vestir a camisa da Rede ANCORA! Toda compra passava primeiramente pela Rede, pois, esta compra significava muito mais que comprar.

Para finalizar, é correto afirmar que, não fosse nosso aporte à Rede, não teríamos conquistado os resultados que temos hoje: crescimento das vendas e organização (esta, ainda em fase de conquista, passo a passo acontecendo). Gostaria muito de, em breve, saber e ouvir falar que todo franqueado nível Brasil passou a entender e acreditar neste grande projeto. Só assim poderemos evoluir como negócio e como pessoas. Só assim nossos gráficos e números continuarão a subir, mantendo-nos competitivos diante do atual cenário. Nossos desafios não terminaram só porque somos partes de uma grande Rede, na verdade, eles se multiplicaram, mas, porque agora ficamos maiores!

Figura 2. Na foto: Sr. Zenito, Sra. Clarice e os filhos Eduardo, Rubens e Giovana

Não sabemos por quanto tempo estaremos no ramo de venda de peças automotivas, pois, o futuro não nos pertence. Porém, enquanto a Zeno Autopeças for somando anos à sua existência, queremos permanecer como parte deste da Rede ANCORA. Obrigado, Rede ANCORA e a todos que a fazem acontecer, mesmo de longe, somos parte disso, somos sócios, parceiros e amigos de pessoas e lojas de todo Brasil. Nos orgulhamos muito disso!

Atenciosamente,

Eduardo Brogni – Zeno Autopeças Ltda – Franqueado/SC”

Figura 3. Sr. Zenito, no aniversário de 17 anos da Zeno Autopeças

Emocionante, não é mesmo? E aí, curtiu a história da Zeno Autopeças? Então deixe o seu comentário e compartilhe em suas redes sociais essa grande trajetória de sucesso!

Rede ANCORA – A Força de Uma Grande Parceria!