Análise: As principais tendências para o setor automotivo, de acordo com o Google

De 2020 para cá vimos o mundo se transformar radicalmente. E com as novas regras, novas formas de conviver, de se relacionar e de cuidar um do outro surgiram. E um item não poderia ficar de fora: o hábito dos consumidores.

Tendo isso em vista, o Google realizou uma pesquisa, “5 trends shaping the auto industry’s approach to a new normal” (5 tendências que moldam a abordagem da indústria automotiva para o “novo normal” – em tradução livre), escrita pelos ingleses Kyle Keogh e Thomais Zaremba, divulgada no mês de maio de 2020 no canal Think with Google US, que discorre a respeito do impacto da COVID-19 no hábito de consumo de automóveis em alguns países como EUA e China.

Este período de pandemia em que estamos vivendo já acelerou em muito as tendências na indústria automotiva. E as transformações já estão aí, como a operacionalização de entrega em domicílio, a digitalização dos processos de compra entre outras. E, nós da Rede ANCORA, mostramos a você quais as principais tendências avaliadas pelo Google sobre a temática. Acompanhe!

  1. Ter o próprio veículo está em alta!

Com o avanço da pandemia, a modalidade de transporte compartilhado caiu em desuso. E, até mesmo por medidas de segurança pessoal, o Google notou um aumento dos consumidores desejarem possuir seu próprio veículo de transporte. Segundo a pesquisa, as modalidades mais seguras e confortáveis para os consumidores são: suas casas e seus automóveis.

Na China, um estudo da Ipsos detectou que a utilização de veículos próprios praticamente dobrou logo após a proliferação do COVID-19. A análise também averiguou que caiu mais da metade o uso de transporte público e táxis. Das pessoas que atualmente não têm um veículo próprio, a grande maioria afirmou que têm em seus planos adquirir um automóvel pessoal por questões de saúde.

Já nos EUA, 93% das pessoas pesquisadas afirmaram estar usando os veículos particulares, também devido à segurança; dado que demonstra uma queda na confiança no uso de transporte público devido à pandemia do Coronavírus. E, segundo um outro estudo, realizado pela Cars.com, 20% dos americanos que não possuíam carro até o momento da pesquisa estavam cogitando a compra. Esses dados mostram como que a população está entendendo os aspectos de segurança e tentando se proteger em meio à nova realidade.

  1. Ofertas de carros: um dos itens mais desejados desse período!

As pessoas estão se questionando se esta é a hora mais adequada para a compra de veículos. O Google cita que a pesquisa “É um bom momento para comprar um carro?” teve um acréscimo de 9 vezes entre os meses de janeiro e fevereiro de 2020 a março e abril de 2020.

Outro fator de destaque é que os consumidores com mais experiência estão usando o digital com mais afinco para realizar compras e até mesmo comparar preços.

O número de pesquisas sobre melhores ofertas de caminhões e carros também teve um acréscimo de 70% a nível global nos últimos meses.

  1. Experiências mais próximas de casa: uma das maiores procuras das pessoas!

O mundo on-line realmente transformou nosso hábitos. Hoje já temos tests drives digitais, via YouTube. E devido às medidas de saúde e de isolamento social, essa prática tende a aumentar. Hoje, as marcas de veículos devem considerar essa modalidade e produzir conteúdo de vídeo que destaquem visões aperfeiçoadas do interior do veículo, como ele funciona, testes entre outros fatores.

  1. A compra on-line de carros já é uma realidade:

De acordo com esta pesquisa do Google, a digitalização das etapas já ocorre, porque há muitos consumidores (92%) que preferem consultar sobre os carros de forma digital. E a migração da pesquisa para a compra e a entrega em casa não é mais algo tão longínquo.

Em uma realidade que restringe tanto a locomoção, estratégias para atender à demanda, junto à mudança de hábito dos consumidores, estão sendo feitas. O Google afirma que 18% das pessoas com intenção de ter um veículo fariam a transação de forma mais rápida caso pudessem não ir à concessionária.

  1. Os eventos digitais estão aí para ficar!

Feiras e eventos de automóveis foram adiados ou cancelados de 2020 para cá. Há também o adiamento de lançamentos de veículos, mudanças para o lançamento digital…enfim, uma mudança grande está ocorrendo neste setor! Então, é uma tendência que já é uma realidade. E as marcas já entenderam isso, com a atual.

Vimos que este período de pandemia alterou a forma como vivemos e a forma como os negócios são efetuados. E a mudança dos hábitos dos consumidores é um fator que mais comprova isso. Por isso, para quem tem um negócio, é sempre primordial acompanhar como as tendências ocorrem, pois são elas que transformam o mercado e definem o sucesso dos empreendimentos.

Fonte:

https://www.thinkwithgoogle.com/consumer-insights/consumer-trends/auto-industry-impact-during-coronavirus/

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