Cuidados básicos na reabertura de lojas e utilização de delivery

Estamos vivenciando um momento atípico que vem fazendo com que quem tem um comércio se reinvente para poder continuar ativo e atendendo ao público. A pandemia mudou a forma de interação e de negociação. E, atualmente, com a reabertura de parte do mercado, e com o aumento do uso de delivery, nós da Rede ANCORA damos a você, que tem uma loja, dicas sobre os cuidados básicos para a reabertura e o uso de delivery. Acompanhe na íntegra!

1 – Atenção: Coronavírus não é visível, portanto: cuidado máximo!

Já é sabido que pessoas infectadas pelo novo Coronavírus podem apresentar os sintomas da doença por até 14 dias. Mas, também é sabido que há pessoas que são assintomáticas, ou seja, não apresentam sintomas, porém são capazes de transmitir a doença. Assim, se você for reabrir o seu estabelecimento, todas as medidas preventivas de higiene e segurança recomendadas pelos órgãos de saúde devem ser cumpridas. Comentaremos sobre elas a seguir.

2 – Há decretos na sua cidade? Fique atento(a)!

Nem todas as regiões possuem a mesma especificidade de leis e regulamentações sobre a abertura. Há cidades em que o comércio está em fase de reabertura e em outros em fase de lockdown, ou com maiores restrições, conforme a evolução da doença e a capacidade de atendimento dos hospitais. Então, indicamos que acompanhe sempre os informativos semanais da sua cidade e fique em dia com as novas leis e medidas impostas para sua região.

3 – Organize-se muito bem para receber seus colaboradores e clientes!

Em uma era de pandemia, os hábitos que reinam são a prevenção e higienização constante. Por isso mesmo que alertamos: prepare muito bem esse retorno! Organize um espaço de chegada para que seus colaboradores e seus clientes assim que chegarem ao seu comércio higienizem as mãos com álcool gel 70% e que adentrem ao estabelecimento usando máscaras.

Você também pode adotar medidas como: higienizar as solas dos sapatos das pessoas que entrarem em sua loja, borrifando álcool 70% ou disponibilizar propés.

E outra medida de muita importância é evitar aglomeração a todo custo. O distanciamento é essencial e quanto maior, melhor. Faça demarcações no chão nas localizações de filas de pagamento, marcando a distância de 2m de distância; evite receber dinheiro, faça um comunicado explicando a preferência a cartões; peça para que seus clientes evitem levar acompanhantes e, se possível, trabalhe com atendimento agendado para não haver filas e aglomerações em sua loja.

4 – Promova um reforço da higienização de superfícies e equipamentos

Tenha em mente que, antes da reabertura e da chegada de todos os seus colaboradores, o estabelecimento inteiro deve ser limpo e desinfetado. Pense bem e analise todos os lugares onde há maior contato com funcionários e clientes, esses serão os locais que mais precisarão desse cuidado. E temos: maçanetas de portas, prateleiras, puxadores, interruptores, bancadas de atendimento, corrimões, máquinas de cartão, entre outros devem ser muito bem higienizados constantemente. Utilize detergentes com água, nos locais e objetos que possam ser lavados, e utilize álcool 70% ou água sanitária (250ml de água sanitária para 1L d’água) para desinfetar.

5 – Aglomeração: evite a contaminação cruzada

Para a reabertura ser bem sucedida faça o revezamento das pessoas dentro da sua loja, tanto dos seus colaboradores quanto dos clientes. Escala de trabalho e um limite de clientes dentro da loja. Lembre-se sempre, a segurança de um é a segurança de todos.

Respeito os regulamentos da OMS (Organização Mundial da Saúde), principalmente em relação às pessoas que fazem parte do grupo de risco (idosos, asmáticos, pessoas com imunidade baixa, diabéticos, hipertensos entre outros portadores de doenças crônicas). O distanciamento entre seus colaboradores é fundamental. Lembre-se: as pessoas estão em contato direta ou indiretamente com outras pessoas e o vírus se alastra com muita facilidade.  A prevenção é o melhor caminho, sempre.

6 – Faça as devidas orientações aos seus colaboradores

Neste momento em que estamos, todos temos que ter ciência dos nossos atos e de suas consequências, logo, responsabilidade e bom senso são questões indiscutíveis. Os seus colaboradores precisam estar cientes dos protocolos e modelos de segurança e prevenção. E você deve orientá-los para agirem de acordo com o que é esperado pela OMS. Portanto, distribua kits de prevenção com máscara e álcool gel para cada colaborador e incentive-os a lavarem frequentemente as mãos e respeitar as normas de segurança.

O uso das máscaras também é primordial e uma prática que deve ser sempre respeitada. O ideal é utilizar uma máscara reutilizável (de pano) por até quatro horas ou, trocá-las assim que umedecidas. Há pessoas que utilizam uvas, porém isso não substitui o ato de lavar as mãos com frequência.

7 – Comunicação é tudo!

Nunca se esqueça: grandes problemas são evitados por uma comunicação eficiente. E, muitas vezes, falar uma única vez não é suficiente para que haja uma compreensão total. Por isso, crie lembretes, com cartazes e displays pode ajudar a memorização das práticas necessárias no dia a dia. Um sistema interno de som também pode ser útil.

8 – Tem delivery? Então atenção!

Atualmente o delivery aumentou expressivamente. E, por isso, você deve manter o seu funcionário seguro e ciente das práticas que deve ter para se proteger e proteger os seus clientes. O uso de álcool gel 70%, máscara, o distanciamento social são práticas essenciais para realizar a entrega dos produtos.

Concluindo…

Lembre-se sempre, neste momento atípico, que ainda não conhecemos como vírus reage totalmente e ainda não há uma vacina ou remédio específico, todo cuidado é pouco, porém essencial. Que quando for o momento adequado, você reabra o seu estabelecimento e que obtenha todo o sucesso merecido!

Ansioso para reabrir a sua loja? Já abriu? Conte nos comentários para a gente como foi esse processo! Ou precisa saber onde há lojas de autopeças funcionando? Então clique aqui e encontre a loja Rede ANCORA mais próxima a você!

E, para mais informações sobre o setor, continue nos acompanhando!

Rede ANCORA – A Força de Uma Grande Parceria!