Desde o dia 1º de janeiro de 2016 passou a ser institucionalizado o uso do novo acordo ortográfico da língua brasileira, no Brasil. Apesar de muitas palavras não terem sofrido alterações tanto na acentuação quanto na ortografia, uma palavra muito importante do nosso setor foi alterada.
O prefixo auto, que é muito utilizado no setor, e que com certeza você utiliza bastante no seu dia a dia, agora fica “grudada” com o restante da palavra. Atualmente, o correto é autopeças, porque, segundo a nova regra ortográfica, quando há a junção de vogal com consoante NÃO se usa mais o hífen (aquele tracinho utilizado nas palavras compostas como, por exemplo, guarda–chuva) e também não se escreve separada, como “auto peças”, como comumente vemos em lojas e mecânicas espalhadas pelo país.
O que você achou dessa alteração? Em caso de dúvidas ou sugestões, nos mande comentário com a sua ou opinião!
E para o caso de Auto Center (ou Autocenter ou Auto-Center) vale a mesma regra??
Olá, Eduardo!
Sim, vale a mesma regra. Portanto, fica Autocenter – e o hífen não é mais necessário.
Agradecemos pelo comentário. Continue conosco para mais notícias sobre o setor!
Na palavra guarda-chuva há a junção de vogal com consoante, e mesmo assim ainda se usa o traço de união. Seri, uma excessão
Olá, Gildasio!
Para palavras compostas por justaposição que formam uma unidade semântica, ou seja, nos termos que se unem para formam um novo significado, como por exemplo, a palavra guarda-chuva, tio-avô, porto-alegrense, luso-brasileiro, tenente-coronel, segunda-feira, conta-gotas, arco-íris, primeiro-ministro, azul-escuro o hífen (o traço) ainda permanece. Nós sanamos a sua dúvida?
Agradecemos pelo seu contato!