#DicaRedeANCORA: Saiba como manter o freio do seu veículo!

Já aconteceu de você se questionar se para os freios há manutenção preventiva? Se é preciso fazer uma retífica no disco? Ou até mesmo já chegou a pensar se é necessário quebrar as bordas das pastilhas de freio, para que o barulho diminuísse?

Adiantamos aqui que deixar os freios do seu veículo em dia não é algo trabalhoso. Você pode conferir o Manual do Proprietário e verificar as informações técnicas vigentes para manter os componentes sempre de acordo com o recomendado. Porém, bem como sabemos, imprevistos ocorrem, e vão desde pequenas falhas e problemas a ofertas de serviços quando você vai à oficina. Por isso, listamos abaixo dicas certeiras para você manter o freio do seu veículo sempre em dia!

  1. Retífica do disco, devo fazer?

Quem nunca foi sondado com a oferta da retífica do disco? Muitas promessas de recuperação do componente junto a um preço bem em conta… mas, isso é realmente necessário?

Especialistas afirmam que esta é uma prática controversa. E a recomendação é que seja feita apenas se a superfície se encontrar de fato irregular, e, ainda assim, dependerá muito do caso; como, por exemplo, se apresentar trinca por carga elétrica o problema poderá ser piorado ao invés de solucionado.  Então, fique esperto(a), dependendo do caso do seu veículo, a melhor e mais segura opção é realizar a troca o disco de freio.

  1. Devo quebrar as bordas das pastilhas para reduzir chiados?

Segundo especialistas, essa não é uma opção recomendada. Porque, não necessariamente funcionará em todos os veículos e, além disso, reduzirá a área de contato entre as pastilhas e os discos, o que aumenta o desgaste do componente. Então, não coloque o seu veículo em risco!

  1. E como deve ser feita a troca das Pastilhas?

Item primordial nesse assunto. E o recomendado é que: notou o desgaste e ou até mesmo vitrificadas, troque-as já! E, como mencionado acima, nunca quebre as bordas da pastilha de freio.

  1. E eu posso pedir para trocar o tambor por um disco?

Somente no caso se você possuir um carro para competições, ao contrário disso não é recomendado. E a sua segurança, e a dos demais passageiros, pode ficar muito comprometida uma vez que o serviço for feito errado. Pense bem, não vale a pena colocar a integridade física em jogo, além do mais, esse processo possui um custo alto. Caso, eventualmente, você quiser vender o seu carro, esse poderá ser um fator que atrapalhará a negociação.

  1. Peças falsificadas, valem a pena?

Aqui temos o velho ditado entrando em ação: “O barato sai caro!”. Então, não compre peças falsificadas em hipótese alguma! Recomendamos que compre sempre peças originais, de procedência e com garantia. Atualmente, os discos e pastilhas de freio são certificados pelo Inmetro, então vá pelo certo.

E a Rede ANCORA possui mais de 600 lojas, em 14 estados nacionais mais o DF, que oferecem a você e ao seu veículo o melhor que há no setor de autopeças. Nossas lojas fornecem apenas peças legítimas, das maiores marcas do mundo, apresentando procedência e qualidade de fábrica, além da garantia, que é fundamental. Então, já sabe: precisou de disco e pastilha de freio, ou demais peças ao seu veículo? Encontre a loja Rede ANCORA mais próxima a você!

  1. Para os componentes de freio é necessário fazer a manutenção preventiva?

Quando o assunto chega nos discos, pastilhas e tubos de borracha a resposta é: Não.

Esses componentes precisam ser substituídos imediatamente quando apresentarem falhas ou características de que estão com o prazo vencendo. Caso não apresentem esses sinais, ainda estarão bons para o uso. Portanto, não precisam de manutenção preventiva. Fique sempre de olho na espessura das pastilhas e dos discos; e sobre as borrachas, quando apresentarem ressecamento, peça para um profissional da área observar.

  1. E sobre o prazo de revisão desses componentes?

Como proprietário(a) do veículo, faça uma análise visual e tátil dos discos de freio, assim como da espessura das pastilhas (o recomendado é que seja superior a meio centímetro).

  1. E sobre o Fluido de Freio?

Notou sensibilidade e uma certa altura do pedal de freio? Ruídos anormais? Então, atenção! Esses podem ser indícios de que o fluido de freio está em um nível abaixo do normal. Recomendamos que, sempre ao abrir o capô do veículo, dê uma boa olhada na situação do fluido, porque ele diminui à medida que as pastilhas se desgastam.

Caso o período de garantia já tenha se passado, pode ser que você precise trocá-lo de forma anual – há uma variação, conforme o uso e graduação do fluido (DOT) que você escolheu. E é bom saber: o fluido possui um componente denominado higroscópica, que significa que absorve a umidade do ar. E, justamente essa água absorvida é que compromete o desempenho do fluido; e esse comprometimento exigirá a sangria total mais a substituição. Portanto, fique ligado(a) nesses fatores!

Esses componentes demandam atenção e cuidado, não é mesmo? Mas, não pense nessas questões como um “trabalho árduo”, pense como dicas para manter o seu carro sempre em ótimo estado e, principalmente, a segurança de quem estiver no veículo mais que assegurada!

E, como mencionado acima, as lojas da Rede ANCORA estão prontas para auxiliar você quando o assunto for autopeças. Precisou de discos e pastilhas de freio ou demais peças automotivas? Então encontre a loja Rede ANCORA mais próxima, que assim você terá a certeza de que irá adquirir peças originais de fábrica, com nota fiscal e com garantia. Estamos prontos para atendê-lo(a)!

Rede ANCORA – A Força de Uma Grande Parceria!