#DicaRedeANCORA: Viaje de caminhão de forma segura e confortável!

Saudade de casa, cansaço e a famosa insegurança das estradas…a vida do caminhoneiro não é nada fácil. Mas asseguramos que, mesmo com esses percalços, há como deixar os momentos de viagens seguras e mais confortáveis.

E, pensando nas questões que os caminhoneiros passam diariamente, durante seus longos percursos, criamos uma lista com dicas pontuais sobre como ter uma viagem tranquila, segura e confortável.

Antes de tudo: Fique em dia com a manutenção do seu caminhão!

A Manutenção Preventiva é a dica de ouro para que você siga tranquilo nas estradas. Além de evitar grandes problemas e custos você dirigirá com segurança e protegendo vidas!

Peças danificadas podem causar grandes dores de cabeça e quando os componentes falham, o perigo é iminente uma vez que acidentes graves, perda de controle, capotamento e colisões podem ocorrer com mais facilidade.

Portanto, a recomendação é que você fique em dia com a manutenção do seu veículo. Veja abaixo nossa lista com os componentes do seu caminhão que DEVEM ter sua atenção e como você deve vistoriá-los:

  1. Pneus: Confira bem as marcas de desgaste que surgirem nos sulcos dos pneus. Sempre troque antes de ficarem carecas; siga as recomendações e calibre-os quando precisar.

Após terminar a sua viagem, verifique se não há objetos presos, bolhas, rasgos ou demais tipos de avarias que podem comprometer o desempenho do seu caminhão para a próxima viagem.

  1. A quinta roda: Caso você tenha um modelo cavalo mecânico, atenção! Porque a quinta roda precisa ser limpa também. Troque a graxa antiga por uma nova toda vez que você trocar de implemento. Outro ponto importante: confira se não há folgas nas partes com danos e na peça como um todo.
  2. Freio: Muita atenção nesta parte! A principal recomendação é que você leve seu caminhão à uma concessionária de confiança para revisar o sistema a cada 15 mil quilômetros rodados.

Confira também se a luz do sistema ABS não está acesa; dê uma boa checada no estado das pastilhas, tambores, lonas e veja se não tem vazamentos nas mangueiras de freio.

  1. Óleo do Motor: Você não sabe verificar se o óleo lubrificante do motor está adequado? Então, faça o seguinte: verifique, por meio da vareta, qual o nível e o estado que o óleo se encontra. Verifique também se há detritos metálicos ou borras. A troca antecipada ou o complemento do nível vão depender muito da frequência de uso do veículo e das condições do motor.

Recomendamos que você verifique essa questão antes de cada viagem ou, no mínimo, uma vez por semana. Caso tudo estiver dentro dos padrões recomendados, só troque o óleo nas datas indicadas pelo fabricante do seu caminhão ou do frasco do lubrificante que você compra.

  1. Filtros: outro item de muita importância. E, para eles, a recomendação é que você realize a troca conforme o fabricante do seu caminhão recomendar. Mas, fique ligado(a) e sempre verifique quais são as condições do filtro de ar, porque sabemos que é possível que seja preciso realizar uma troca antecipada, principalmente se você trafegar por regiões de muita poluição ou zonas rurais.

O filtro de combustível precisa ser trocado quando aparecerem os clássicos problemas mecânicos causados por combustível adulterado. Portanto, atenção redobrada com o tipo de combustível que é adicionado em sua máquina!

  1. Sistema Elétrico: Se você viaja frequentemente de caminhão e tem eletrodomésticos nele, este item é mais que importante!

A recomendação é: antes e depois de todas as viagens, verificar bem os conectores, baterias e os chicotes; ver se não tem alguma parte oxidada, ressecada ou corroída, se não há peças folgadas e até mesmo soltas.

Para a revisão desses itens, principalmente quando precisarem de testes de corrente e tensão, vá a um eletricista especializado em linha pesada.

  1. Luzes: Teste sempre todas as luzes de sinalização e localização antes de sair com o seu caminhão. Lembre-se, é por segurança e é lei: as lâmpadas precisam estar funcionando adequadamente.

Uma dica preciosa é que você carregue sempre um par de cada tipo de lâmpadas na sua reserva, para o caso de imprevistos.

  1. Balões de ar: Drene a água dos balões de ar e dos reservatórios de freios até mesmo se o seu caminhão possuir válvula secadora. Essa dica é porque a água fica acumulada e, com o tempo, pode atrapalhar a passagem de ar no sistema pneumático. A drenagem vai depender da frequência e condições do caminhão, porém, é válido dar aquela olhada esperta nos drenos antes de partir para uma viagem.
  2. Suspensão: Revise, sempre junto ao sistema de freio, em uma oficina de confiança. Mas observe bem como está a conservação de componentes como: pistões, molas, coxins e batentes.

Uma dica para testar: balance o caminhão. Caso continuar chacoalhando quer dizer que a suspensão está perdendo sua potência. Então, fique ligado(a)!

  1. Encontre uma loja Rede ANCORA mais próxima para obter peças legítimas para a sua linha pesada!

A Rede ANCORA também possui lojas que atendem linha pesada, e que estão prontas para auxiliar você quando o assunto for autopeças legítimas. Precisou daquela peça para o seu caminhão? Então, você já sabe: encontre a loja Rede ANCORA mais próxima, porque assim você terá a certeza de que irá adquirir peças originais de fábrica, com nota fiscal e com garantia. Estamos prontos para atendê-lo(a)!

A revisão dos componentes sempre garantirá uma viagem mais segura e com mais conforto. Viu como é melhor se prevenir e cuidar bem do seu caminhão? Recomendamos que siga todas as dicas e mantenha o hábito da direção responsiva e da manutenção preventiva.

Curtiu as dicas? Então compartilhe com seus colegas de profissão! Continue nos acompanhando para mais notícias do setor!

Rede ANCORA – A Força de Uma Grande Parceria!