Janeiro Branco – Confira dicas para cuidar da sua saúde mental!

O ano de 2022 começou e com ele temos um convite muito especial e muito condizente com a nossa realidade: o Janeiro Branco. Mais que uma Campanha dedicada à saúde mental, é um chamado para que todos nós iniciemos o ano refletindo sobre como estamos cuidando das nossas emoções, da nossa mente e como podemos priorizar esse hábito em nossas vidas.

Abaixo, confira algumas definições e dicas simples para você cuidar melhor da sua mente:

Saúde mental

Para a OMS (Organização Mundial da Saúde), a saúde mental significa o estado de bem-estar em que o indivíduo reconhece as suas próprias habilidades como, por exemplo, saber como lidar com os estresses normais da vida, trabalhar de forma produtiva e da sua capacidade de contribuir para a comunidade em que está inserido.

Por que você precisa cuidar da sua mente?

Uma famosa frase já diz “Quando a mente não está bem, nada vai bem” e, acredite, essa frase é um alerta que precisa ter atenção. Pois, para vivermos bem, é necessário haver um equilíbrio entre a mente e o seu corpo.

É ideal ressaltar que cuidar da mente significa aprender a saber lidar com mudanças, frustrações, reviravoltas da vida entre outras situações; e, nesse meio, conseguir olhar para si mesmo(a) e sentir empatia e compaixão, resultando em uma vivência com mais tranquilidade e leveza.

Agora, veja algumas dicas preciosas sobre como cuidar da sua mente com pequenas ações cotidianas:

  • Tire um tempo para si;
  • Tenha hábitos saudáveis, como beber água, se alimentar e dormir bem;
  • Aprenda a se observar, conhecer e a respeitar os seus limites;
  • Faça exercícios físicos regularmente;
  • Medite;
  • Escolha uma atividade ou hobby que faça bem para você e o repita constantemente;
  • Fale com pessoas queridas sobre como se sente;
  • Se preferir, escreva o que sente e o que pensa, sem se autojulgar ou a se autossabotar;
  • Faça exames clínicos de rotina e procure ajuda médica, caso perceba anomalias em sua saúde física;
  • Procure um profissional de saúde mental, caso perceba alguma alteração em seu humor, comportamento e/ou na forma como está se sentindo.

Estamos em uma era onde a saúde mental é discutida e está tomando cada vez mais espaço na sociedade. Por isso, ressaltamos que você aproveite o início do ano e a Campanha do Janeiro Branco para ficar em dia e em paz com a sua saúde mental. Que tal começar a priorizar a sua mente e as suas emoções hoje mesmo?

Curtiu o nosso texto? Então comente abaixo e o compartilhe com os seus amigos nas suas redes sociais. E continue conosco para mais notícias semanais!

Rede ANCORA – A Força de Uma Grande Parceria!