Maio Amarelo: Juntos Salvamos vidas!

Uma Campanha que acontece todo mês de maio visa alertar a população sobre como as boas práticas no trânsito podem salvar vidas. Nós da Rede ANCORA apoiamos o Movimento e contamos mais sobre a sua importância. Leia na íntegra!

O que é o Maio Amarelo?

O Maio Amarelo é um Movimento mundial que tem como objetivo chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.

A Campanha, que é desenvolvida com os esforços do Poder Público e da Sociedade Civil, visa dar evidência à temática da segurança viária, mobilizar a sociedade assim como o setor governamental, privado e a sociedade civil para um real debate e engajamento sobre a prevenção de acidentes e mortes no trânsito.

Por que o mês de Maio?

O mês de maio foi escolhido porque na data de 11 de maio de 2011 a ONU criou a Década de Ação para Segurança no Trânsito; assim foi decretado que maio passaria a ser o mês de referência mundial para a causa.

Por que o uso do Amarelo?

O amarelo representa a sinalização de alerta no semáforo de trânsito, por isso foi a cor simbólica escolhida para a Campanha.

Maio Amarelo em 2022: “Juntos salvamos vidas”

Em meio à pandemia, com a internet sendo o maior meio de comunicação, as redes sociais se tornaram o principal canal para a divulgação da temática da Campanha, que é o respeito no trânsito.

Em 2020, se encerrou a Década de Ação pela Segurança no Trânsito; implementada pela ONU e pela OMS no ano de 2009.  Já em 2021, em sua 8ª edição, o Movimento começou a sua 2ª Década de Ação, dessa vez reforçando o tema “Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito”, visando reduzir, para os próximos 10 anos, 50% do número de mortes no trânsito.

E o que podemos fazer para contribuir com o Maio Amarelo?

Segundo a Organização:

“O Movimento Maio Amarelo vai explorar bastante essa reflexão. Vai lembrar a sociedade, o recente desafio que a pandemia da Covid-19 nos trouxe: uma completa mudança de comportamento da noite para o dia. De repente, nos trancafiamos dentro de casa, passamos a ter medo de nos encontrar com as pessoas mais próximas de toda nossa vida. Tivemos que abandonar os locais cotidianos como trabalho, escola, supermercado, salão de beleza, igreja e passar a cobrir o rosto e adotar o álcool em gel como adotamos o celular: ou seja, o tempo todo com ele.

Isto, porque entendemos a importância de cumprir certas regras para a nossa e a segurança de quem amamos. Então, em muito pouco tempo, aprendemos a fazer reuniões online, palestras online, dar aulas online, fazer compras online ou seja, mudamos radicalmente nosso dia a dia para nos proteger. Será que, entendendo que o trânsito tem riscos e pode nos machucar seriamente, não conseguimos também passar a cumprir as regras e salvar vidas??

Esse será o grande desafio do Movimento para esse 9º ano de conscientização por um trânsito mais seguro: mostrar à sociedade que todos nós, independente do nosso ofício, podemos salvar vidas, conhecendo e cumprindo as regras. A partir do momento em que estou caminhando na calçada, procurando uma faixa para atravessar, esperando minha vez no semáforo, com toda atenção e cuidado, estou preservando não só a minha vida, mas como a de todos que ali estão comigo. E essa lógica vale para quem está de bicicleta, de motocicleta ou num carro de passeio ou num veículo grande.

Por isso, o Movimento Maio Amarelo de 2022 faz um convite: junte-se aos profissionais tão importantes em toda sociedade, que dedicam sua vida para cuidar de outras e vamos juntos salvar vidas!”

Clique aqui e leia mais!

E vem cá, como está o estado do seu veículo?

Outro fator essencial, além do seu comportamento no volante, é a atenção a como o seu veículo está no momento. O estado do seu carro também é um exemplo de boa prática para o Maio Amarelo.

Neste período de isolamento social, a frequência do uso dos carros abaixou significativamente para muitas pessoas e isso gera dois fatores preocupantes: o tempo que o veículo permanece sem rodar e a ilusão de que, por não estar usando em demasia, não há a necessidade da revisão veicular.

Esses dois pontos, que geram o desgaste de peças importantes ao funcionamento, podem ocasionar riscos ao proprietário do automóvel e demais passageiros. Veículos necessitam de movimento, por isso, deixá-los parados não é uma boa ideia. Portanto, ligue seu automóvel ocasionalmente, quando puder coloque-o em movimento e sempre preste atenção aos prazos de revisão.

Lembre-se: peças originais são essenciais para o bom funcionamento do seu veículo e, principalmente, para evitar acidentes. Se precisar de peças e demais produtos automotivos originais e de qualidade, saiba que a Rede ANCORA está aqui para ajudar. Possuímos mais de 650 lojas em 14 estados nacionais, mais o Distrito Federal e estamos prontos para prestar atendimento a você. Encontre a Loja Rede ANCORA mais próxima, clicando aqui.

Outro lembrete mais que importante: boas práticas no trânsito

A revisão veicular é essencial para que o funcionamento seja ideal e para prevenir contratempos. Porém, revisão alguma irá deixar as pessoas seguras se as boas práticas não forem seguidas adequadamente. Por isso, reforçamos aqui que você entenda a importância e siga as orientações do Maio Amarelo.

Não deixe as regras de lado:

  • Utilize sempre o cinto de segurança e recomende que seus passageiros, tanto de banco dianteiro ou traseiro, utilizem também;
  • Pratique a direção defensiva;
  • Respeite e tenha empatia com os pedestres e os demais condutores;
  • Não consuma bebida alcóolica ou drogas ilícitas se for dirigir;
  • Use cadeirinha para crianças de até 10 anos ou até a criança atingir 1,45m de altura;
  • Respeite sempre os limites de velocidade;
  • Não utilize celular ao volante;
  • Tenha o módulo do airbag em seu veículo;
  • Fique em dia com a revisão do seu automóvel;
  • Se você for pedestre, ou ciclista, também sempre respeite as leis de trânsito e preste atenção às sinalizações

Vamos juntos melhorar o trânsito e preservar vidas? A Rede ANCORA apoia o Maio Amarelo.

E você, segue as boas práticas no trânsito? Então nos conte, deixe o seu comentário abaixo! Continue conosco para mais notícias sobre o setor de autopeças!

Rede ANCORA – A Força De Uma Grande Parceria!