Os maiores mitos e verdades sobre manutenção preventiva

Manutenção preventiva: eis um assunto que sempre traz muitas opiniões e, ocasionalmente, muitos mitos. E, pensando nisso, nós da Rede ANCORA responderemos a você questões como se é verdade que a descida de ladeiras no ponto-morto é o que economiza combustível, se carro pesado consome mais combustível mesmo entre outras dúvidas populares que vira e mexe surgem no dia a dia.

Ficou curioso(a) e quer saber quais são os maiores mitos e verdades da manutenção preventiva? Então continue a leitura abaixo:

  1. Para economizar combustível, eu preciso descer ladeiras no ponto-morto: MITO!

Nos dias de hoje, quando um veículo desce uma ladeira engatando a injeção de combustível é cortada no ato. Se você desengatar o câmbio, a injeção de combustível aciona o motor. Esse movimento impede o desgaste dos discos e/ou tambores de freio do seu veículo. Caso queira ter economia mesmo, desça ladeiras engrenando o seu carro.

  1. Eu preciso checar o nível do óleo do meu carro semanalmente: VERDADE!

Eis um ponto em que você deve prestar atenção! A função do óleo é lubrificar, proteger, melhorar a performance e fazer com que haja duração do seu veículo por mais tempo, então, não deixe de verificar toda semana como está o seu aspecto. Você só irá agradecer a esse hábito no futuro!

  1. O gás do ar-condicionado do meu carro tem data de validade: MITO!

Não há validade e nem necessidade de troca por falta de uso. O que ocorre é que a substituição se torna necessária se algum vazamento ocorrer. Caso não houver esse e nem maiores problemas, o gás deverá ser válido durante toda a vida útil do seu carro. Obs.: vazamentos ocorrem quando há problemas nas mangueiras ou reservatório; notou isso em seu carro? Então procure um profissional de sua confiança!

  1. Meu carro é a gás, portanto é mais econômico: VERDADE!

Em comparação com veículos movidos à gasolina, os carros a gás têm em média 61% a mais de economia no abastecimento.

  1. Motores flex acabam ‘viciando’ em determinado combustível: MITO!

Não precisa se preocupar com isso, pois o sistema do carro já vem preparado para reconhecer o combustível aplicado, assim, os ajustes necessários, como ângulo de ignição, quantidade de combustível, rotação de marcha lenta etc., já são realizados sozinhos e não há chance de vício.

  1. Meu carro é mais pesado, logo consume mais combustível: VERDADE!

Os dados não mentem, a cada 100 quilos que o veículo tiver, consumirá o equivalente a 1 litro extra de combustível a cada 100 Km percorridos. Então, se esse for o seu caso, fique esperto(a) com esse grande detalhe!

  1. O tempo esfriou, logo preciso aquecer o motor do meu carro: MITO!

Atualmente, essa função já é realizada pela injeção eletrônica. E, graças ao maior desempenho das bombas de óleo e combustível a lubrificação e a dosagem de mistura de ar e combustível já ficam de prontidão para a próxima partida. Apenas aqueça o seu carro em movimento.

  1. Se eu dirigir com os vidros abertos, meu carro consumirá mais combustível: VERDADE!

Temos que, quando você roda a mais de 80 quilômetros por hora com os vidros do seu carro abertos ele terá mais resistência e consequentemente precisará de mais energia para continuar o trajeto; assim, o maior consumo de combustível é inevitavelmente preciso.

  1. Se eu acelerar meu carro antes de ligá-lo o sistema se lubrificará: MITO!

Na verdade, ao fazer isso, as paredes dos cilindros perderão o óleo lubrificante porque a gasolina bombeada, por não conseguir ser queimada, escorrerá por elas. Aí já viu…esse hábito na verdade é prejudicial às próximas partidas do veículo.

  1. Eu posso calibrar os pneus frios ou quentes que não há diferença: MITO

Não é bem assim. Em relação aos pneus frios, os quentes precisam de calibrações com compensações que têm variações de 1 a 5 PSI a mais. Logo, tenha atenção e não calibre da mesma forma.

Viu só? Há muitos mitos sobre a manutenção preventiva que parecem ser verdades, mas não são. E ter atenção com os fatos e realizar a manutenção periodicamente é essencial para que você deixe o seu carro sempre novo e, principalmente, dirija sempre com segurança!

E ao precisar de peças quando planejar a manutenção preventiva do seu veículo pode confiar nas lojas Rede ANCORA! As nossas lojas são completas e possuem o maior e melhor portfólio do mercado para te auxiliar nesse cuidado tão importante. Para comprar suas peças, encontre a loja Rede ANCORA mais próxima a você!

E continue conosco para mais notícias sobre o setor!

Rede ANCORA – A Força De Uma Grande Parceria!