Outubro Rosa – Seja parceiro(a) das mulheres da sua vida!

Entramos em outubro e com este mês vem uma campanha mundialmente conhecida chamada Outubro Rosa. Muitas ações de conscientização são realizadas neste período para alertar às mulheres e homens a respeito da prevenção do câncer de mama. E, nós da Rede ANCORA, pensando em nossas parceiras, apoiamos e reforçamos a causa interna e externamente.

E você quer ajudar as mulheres próximas à sua vida? Então leia o texto na íntegra e compartilhe informação com elas! Assim, você contribuirá com a campanha e ajudará a salvar vidas! Vamos juntos!

Neste texto explicamos o que é a campanha do Outubro Rosa, quais são os sintomas e formas de prevenção ao câncer de mama e como ajudar mulheres que desenvolveram a doença. Leia na íntegra!

Primeiramente, o que é a Campanha do Outubro Rosa?

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o Outubro Rosa é um movimento internacional, criado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, em 1990, com o propósito de levar a conscientização sobre o Câncer de Mama. Na data, são compartilhadas informações para promover acesso aos serviços e tratamentos que contribuam a diminuir a mortalidade.

Caso queira saber mais sobre as ações da data, saiba que o INCA promove ações, eventos técnicos e oferece materiais sobre a temática para elucidar as população a respeito dos fatores protetores e de detecção sobre a doença.

Práticas preventivas:

Informação nunca é demais, principalmente quando é uma questão de saúde. Então, compartilhe com as mulheres próximas a você sobre as práticas mais eficientes de prevenção e contribua com a causa!

Estatisticamente, temos que por volta de 30% das incidências de câncer de mama podem ser evitados caso haja a adoção de hábitos saudáveis como estes citados:

– Manter o peso corporal adequado com o seu tipo físico

– Praticar atividades físicas com frequência

– Evitar o consumo de bebidas alcoólicas

– Alimentar-se de forma saudável

– Amamentar

E quais são os principais sintomas de alerta?

A observação das mamas é um ato extremamente importante para a saúde feminina. Essa observação pode ser realizada assim que a mulher estiver confortável, como no banho, na troca de roupa ou em demais situações cotidianas. Esses sintomas são notados sem a necessidade de técnicas específicas. Veja abaixo quais são os principais sinais e sintomas do câncer de mama e compartilhe informação:

– Caroço, nódulo, fixo, duro e que não apresenta dor

– Avermelhamento da pele mamária, retraída ou semelhante a uma casca de laranja

– Alterações no mamilo (bico do peito)

– Nódulos pequenos nas regiões da axila, pescoço ou abaixo dos braços

– Vazamento de líquidos dos mamilos de forma espontânea

A mulher que identificar estas e demais alterações e anomalias nas mamas deve consultar imediatamente um médico para avaliação diagnóstica. Lembrando que ter um ou mais desses sintomas não necessariamente quer dizer que a mulher tenha câncer de mama. Por isso, a prevenção e os exames frequentes são tão importantes.

É sempre importante lembrar que o SUS (Sistema Único de Saúde) oferece exames gratuitos de mamografia a todas as mulheres, independentemente da idade, quando o exame é solicitado por um médico. E, em caso de desenvolvimento da doença, o tratamento também é completo e gratuito.

Como ajudar uma mulher com câncer de mama?

Uma doença invasiva como o câncer mexe muito com a saúde mental, principalmente quando se trata do câncer de mama às mulheres. Estudos apontam que cerca de 25% de pacientes com câncer de mama desenvolvem ou apresentam piora em um quadro depressivo quando diagnosticadas. E são nessas horas que é necessário ficar atento aos sinais e buscar formas de cooperar para amenizar o estresse causado pelo momento. Veja algumas dicas de como contribuir com as mulheres nesse momento difícil:

  1. Incentive a prática de exercícios físicos – sempre com orientação e permissão médica. Exercícios físicos liberam endorfina, e contribuem para o bem-estar da paciente.
  2. Ajude a levantar a autoestima – como é um processo difícil, a autoestima tende a cair, portanto, lembre a essa mulher o quão importante ela é, de sua beleza, de sua importância e de todas as demais características positivas que ela possui. Presentes e mimos podem ser importantes, mas a lembrança da sua importância enquanto pessoa é sempre uma atitude positiva para compartilhar.
  3. Conte a ela sobre sua importância para a comunidade – lembrá-la sobre como ela é importante para a família, amigos, ambiente de trabalho entre outras pessoas e ambientes sociais.
  4. Apoie em todas as fases do processo – oferecer presença física, além do auxílio emocional por meio de mensagens positivas e afeto, pode fazer a diferença tanto em tratamentos medicamentosos quanto na prevenção de transtornos psicológicos – facilitando, assim, o processo de cura ou de remissão de tumores. Seja parceira(a) com as mulheres da sua vida!

E lembre-se: a prevenção é sempre a melhor escolha! A Rede ANCORA apoia o Outubro Rosa – o mês de prevenção do câncer de mama. Apoie essa causa você também, seja se prevenindo e/ou compartilhando as pautas dessa causa com as mulheres importantes para você!

Para saber mais a respeito, clique aqui e conheça mais sobre o INCA.

Rede ANCORA – A Força de Uma Grande Parceria!