Possui uma franquia de Autopeças? Confira dicas para alavancar o seu empreendimento!

Atualmente, segundo o Sindipeças, o mercado de autopeças vem crescendo contrastando com o período de crise enfrentado pelo país. Segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), o faturamento do setor de autopeças, no acumulado de janeiro a julho de 2018, demonstrou um acréscimo de 20,3%. Sendo que as entregas às montadoras subiram para 19,4% e o mercado de reposição obteve o crescimento de 16,7%, respectivamente. Com o mercado reagindo positivamente, somado aos novos empreendedores abrindo suas franquias no segmento, esse é um negócio que vem, a cada vez mais, se tornando muito promissor. Porém, não basta apenas abrir uma franquia em um momento em que o mercado se mostra positivo. Para a sua franquia de autopeças decolar, você precisa conhecer algumas particularidades que farão toda a diferença. Leia abaixo e saiba quais são!

Primeiramente, você deve ter uma parceria com uma franqueadora que forneça a você benefícios e vantagens condizentes com a sua realidade. A Rede ANCORA, que vem desenvolvendo o seu modelo de franquias, fornece a você todo o suporte necessário para você competir no mercado junto as indústrias com os maiores nomes do mercado.

Após ter uma parceria compensadora, você precisa saber gerir o seu negócio. Uma boa gestão significa ter a ciência e o controle a respeito dos desempenhos do planejamento financeiro, colaboradores (funcionários), fornecedores (dica: sempre dê preferências aos fornecedores de produtos originais e de qualidade com linhas completas, pense sempre que o nome da sua loja está envolvido em todos os aspectos da compra que o seu cliente realiza com você e a sua loja. O assunto é sério).

Sobre a importância de um atendimento de qualidade:

Antes de tudo, se coloque no lugar do seu cliente, ou melhor, você também é cliente de várias marcas das quais admira ou é fidelizado, como por exemplo, marcas de carros, celulares, roupas, sapatos, relógios… e, quando precisa, recebe atendimento dessas marcas variadas. Com essa questão em mente, reflita sobre qual dessas duas questões você acharia ideal:

  1. Você chega à loja da marca, precisando de um suporte, e não é atendido adequadamente, o atendente não dá atenção a você ou até mesmo você chega a ser desprezado(a) ou desrespeitado(a) de outras formas e sai imensamente insatisfeito(a) do local, sem ter sua necessidade atendida.
  2. Você chega à loja da marca, precisando de um suporte, e é atendido adequadamente, o atendente oferece toda a atenção a você e no final você sai totalmente satisfeito(a) do local, com a sua necessidade suprida e recomendando a marca a todos os seus amigos(as).

E então? Qual dessas duas opções acima seria ideal para você? Se você, sabiamente, escolher a 2ª opção, pense que os seus clientes com toda a certeza do mundo também optariam por ela. Logo, fique atento(a) a como os seus clientes estão sendo tratados e atendidos desde o momento em que chegam à sua loja, realizam a compra e no pós-compra, porque um cliente satisfeito terá mais chances de se tornar fidelizado e continuar comprando na sua loja. Pense longe!

Sobre a importância dos fornecedores:

Um dos aspectos mais importantes do empreendimento no setor de autopeças estará sempre atrelado à qualidade dos fornecedores que fazem negócios com a sua franquia. Porque a qualidade, e o diferencial, do produto que você venderá aos seus clientes finais junto a um atendimento adequado, são a soma do sucesso do seu empreendimento.

Outro aspecto muito importante, que você não pode deixar passar batido, é referente ao estoque. Manter o seu estoque atualizado, com a inserção de lançamentos e novidades do setor, é uma das principais formas de possuir para a venda as soluções e novidades que o seu cliente está realmente procurando.

Sobre a importância de possuir uma linha completa de ferragens:

Para o bom funcionamento dos carros, os componentes de sistema de ferragens são essenciais. A qualidade e a variedade dessas peças para todas as linhas e tipos de veículos dos quais você trabalha também é um dos pontos que moverá o seu negócio adiante. Pense: é um investimento que será retornado.

Sobre a importância do sistema de suspensão

O Sistema de Suspensão é o grande responsável pela estabilidade dos veículos e pela absorção das irregularidades do terreno, mantendo as quatro rodas no chão. Sendo tão importante assim aos veículos, é mais um item do qual você precisa ter sempre na sua franquia.

E algumas modalidades de autopeças do sistema de suspensão são sempre procurados, logo, anote na sua lista os itens que você tem que ter na sua loja:

– Amortecedores Mola a Gás;

– Amortecedores de Cabine;

– Amortecedores de Direção;

– Amortecedores de Banco;

– Amortecedores Especiais;

– Axiais;

– Pivô;

– Terminal Direção;

– Bieletas;

– Bandejas;

– Kits de Amortecedor;

– Barra Lateral;

– Barra Estabilizadora;

– Barra de Direção;

– Barra de Ligação;

– Buchas

Viu como todas essas questões são importantes? Os clientes que encontram valor na forma como são tratados, na quantidade, variedade e qualidade dos produtos que encontram em sua franquia têm um enorme potencial de serem fidelizados, mantendo um relacionamento de compra duradouro, rentável e de longo prazo e tudo isso reflete no crescimento do seu negócio. Reflita bem sobre essas questões, são de grande valia!

A Rede ANCORA oferece a parceria necessária que pode transformar o seu empreendimento! Os maiores benefícios do mercado junto aos maiores fornecedores de autopeças do mundo você encontra conosco. Venha fazer parte da força dessa grande parceria!

O que achou do artigo? Conte para a gente como tem sido o seu negócio até então, ou como você planeja fazer uma revolução na sua marca!