Saiba a função e os cuidados básicos com o filtro de combustível

Filtro de combustível: esse nome já traz os significados da sua função. Desenvolvido para filtrar todos os resíduos, sejam aquosos ou sólidos, do combustível e do tanque, o filtro de combustível é uma peça consideravelmente pequena, mas que, para os sistemas do motor, tem uma importância muito grande.

Um outro benefício dessa peça é que sua filtragem, realizada sobre as impurezas, impede o desgaste da malha do filtro de gasolina. Assim, evita alterações no fluxo da gasolina ou etanol, fazendo com que o carro emita menos dióxido de carbono na atmosfera.

Porém, esse item requer cuidados para que possa funcionar da melhor forma possível. E nós da Rede ANCORA separamos dicas valiosas para que você saiba quais são os cuidados básicos para ter com essa peça. Acompanhe abaixo!

Qual a função essencial do filtro de combustível?

Primeiramente, é fundamental que você entenda o filtro de combustível como uma espécie de peneira que barra os resíduos para que não se espalhem. E quando essa peneira (filtro) já está segurando muitos resíduos é a hora que o veículo passa a dar os sinais de que algo não está bem.

Por isso mesmo, você deve se atentar sempre aos sinais que seu carro emite. Alguns deles são: aparecimento de ferrugem em peças do motor, marcha lenta, consumo alto de combustível e dificuldade de arrancar.

  1. Uma questão importante: o uso de combustível adulterado:

Aqui apresentamos outro cuidado fundamental para você ter com o seu veículo: sempre e somente utilize combustível de boa procedência em seu carro. Não caia na história do preço baixo, porque, como sabemos, o barato sai caro no fim das contas.

Álcool e gasolina adulterados contêm propriedades que corroem e entopem o filtro de combustível junto ao sistema de injeção como um todo. Então, tome muito cuidado e seja criterioso(a) ao escolher o combustível. Evite dores de cabeça e gastos desnecessários.

  1. E quando devo trocar o filtro de combustível?

A recomendação é que essa troca ocorra a cada 10 ou 15 mil Km percorridos. Porém, você deve verificar o tempo indicado pela montadora do seu veículo, no Manual do Proprietário.

Conte também com o seu senso crítico. Percebeu alguma mudança estranha, antes mesmo dos prazos estipulados? Então, vá a um mecânico de sua confiança e peça para que ele faça a revisão para você; e, caso precisar, faça a troca do filtro de combustível.

  1. Precisando de peça original e de qualidade?

Precisou trocar o filtro de combustível ou de alguma outra peça do seu carro? Então, encontre a loja Rede ANCORA mais próxima a você! As lojas Rede ANCORA possuem peças de fábrica, com garantia, nota fiscal e a qualidade que o seu veículo merece. Estamos prontos para atendê-lo(a)! Clique aqui e saiba qual loja é a mais próxima a você.

Curtiu as dicas? Então compartilhe com seus amigos em suas redes sociais! E continue nos acompanhando para mais notícias do setor!

Rede ANCORA – A Força de Uma Grande Parceria!