Saiba a importância da manutenção preventiva para caminhões

Considerado um dos meios de deslocamento mais relevantes do país, os caminhões representam mais de 2 milhões de veículos que percorrem mais de 15 mil quilômetros mensalmente, além de também ser um meio essencial para a indústria e a economia como um todo.

Os caminhoneiros passam boa parte de seus dias em seus caminhões, nas estradas brasileiras e estrangeiras. Logo, é mais que necessário que haja um cuidado especial na situação dos caminhões que percorrem por grandes trajetos. E a resposta para essa questão é a manutenção preventiva. No texto a seguir, discorremos um pouco mais sobre a sua importância. Leia na íntegra!

  1. Primeiramente: o que é a manutenção preventiva?

A manutenção do seu veículo é de suma importância, por isso há três modalidades que são: preventiva, corretiva e a preditiva.

A manutenção preventiva tem o objetivo de impedir que problemas apareçam em seu caminhão, por meio de previsões e verificações rotineiras.

A manutenção corretiva, a mais realizada, é feita para trocar peças quando estas deixam de funcionar ou apresentam algum problema. Há o contratempo de o caminhão precisar ficar parado enquanto está no conserto.

Agora, a manutenção preditiva, que é parecida com a preventiva, também tem como objetivo a previsão e verificação de problemas, sendo que na preditiva há o uso de materiais específicos, como de medição, que podem prever com precisão quando determinada peça poderá ter algum problema.

Em uma breve comparação, temos que a manutenção preditiva, por apresentar essa característica mais assertiva, é a opção mais cara entre as três apresentadas; o que pode ser um fator impeditivo para boa parte dos caminhoneiros. Por isso, a manutenção preventiva sai mais em conta, além de ser mais rápida.

A maior recomendação para o caminhoneiro em relação à manutenção preventiva é que tenha o hábito de constantemente realizar as revisões, assim, o efeito da manutenção será mais satisfatório.

  1. E, por que é importante realizar a manutenção preventiva do caminhão?

Porque você só terá vantagens! Veja algumas das principais!

– Mais segurança para você viajar;

– O seu caminhão terá a vida útil prolongada;

– A direção ocorrerá de uma forma mais tranquila;

– Diminui o risco de acidentes;

– Elimina as famosas paradas de emergência;

– Ajuda você a economizar dinheiro e tempo;

– Custos com manutenções corriqueiras decai expressivamente;

– A fiscalização não pegará no seu pé, pois você estará dentro dos padrões exigidos por lei.

Como citamos acima, só tem vantagens, não é mesmo?

  1. Mas, e agora, como fazer a manutenção preventiva do seu caminhão?

Como explicado no item “1”, a manutenção preventiva é o meio usado para prever sinais de problemas que podem prejudicar o seu caminhão. Portanto, você deverá levar a sua máquina constantemente para que as peças sejam avaliadas. Aqui você também ganha pontos, por conta da rapidez e economia. Um custo-benefício excelente!

Mas, se você relaxar nas verificações e “deixar para depois” poderá ter gastos maiores, tanto de dinheiro quanto de tempo e paciência; além do mais sério: o risco de acidentes! Portanto, muita atenção com os tópicos a seguir:

– Os pneus do seu caminhão estão calibrados??

Sempre que for viajar você deve ter extrema atenção com esse quesito. A calibragem dos pneus do caminhão reduz significantemente o risco de acidentes e dá a garantia da durabilidade dos componentes.

Outro hábito essencial para ter é o de fazer a verificação visual. Assim, você consegue verificar o surgimento de alterações logo de início, evitando maiores danos. Verifique a profundidade dos sulcos para não correr riscos com aquaplanagem.

Não deixe de averiguar como anda o balanceamento e o alinhamento das rodas. Lembrando que o desalinhamento das rodas causa aumento de combustível, portanto, fique esperto(a)!

E, se tiver dúvidas sobre medida do pneu do seu caminhão, consulte o Manual do Fabricante.

– Ouvindo ruídos no sistema de transmissão? Fique esperto(a)!

Conduzir a rotação do motor para as rodas de tração do caminhão é a função do sistema de transmissão. No processo há o atrito causado entre as partes móveis e por esta razão há a necessidade frequente da lubrificação, para que as peças do caminhão não sejam danificadas.

E, quando a marcha for trocada e você escutar ruídos, fique esperto(a)! É um dos avisos mais comuns de problema. Caso notar que precisa de mais força que o comum para trocar a marcha, também preste atenção. Todos esses indícios descritos são um alerta para que você leve o seu veículo à uma oficina mecânica urgentemente. Não espere por maiores danos, aja no momento certo!

– Você presta atenção na refrigeração do motor?

O motor irá aquecer independentemente de manutenção preventiva, isso é um fato.

Por isso, evite dores de cabeça, garanta que o sistema de refrigeração está funcionando adequadamente. O esquecimento em relação ao nível da água no reservatório é uma das maiores causas de problemas para os caminhoneiros. Então, vamos ficar atentos, sempre!

Outro adendo importantíssimo: não complete apenas com água. Esse mau costume é prejudicial ao sistema de refrigeração do seu caminhão. Utilize, além da água desmineralizada, o aditivo de arrefecimento, que é o que irá proteger a sua máquina contra a corrosão.

– Você está verificando e trocando o óleo do motor?

O caminhão tem o desempenho adequado quando bem lubrificado. A falta de óleo gera o aumento do atrito entre as partes móveis, fazendo com que a temperatura do motor seja elevada resultando no desgaste das peças.

A manutenção serve para a averiguação do nível do óleo e para verificação da presença de vazamentos. Sempre confira o Manual do Fabricante para saber quando a troca do óleo e do filtro devem ser feitas.

  1. Conte com as Lojas Rede ANCORA para fazer a manutenção preventiva do seu caminhão!

As Lojas Rede ANCORA, que atendem Linha Pesada, estão prontas para atender o seu caso! Vendendo apenas peças originais, das maiores fábricas do mercado, você terá um excelente custo-benefício!

E, quando o assunto é produto de qualidade, garanta com quem é especialista em Linha Pesada, a Truck+, a Marca Própria das Lojas Rede ANCORA, oferece os seguintes produtos:

Aditivos de Arrefecimento Truck+:

Desenvolvidos com polímeros de alta performance (compostos à base de monoetilenoglicol), impedem o ressecamento das mangueiras e evitam fervura, corrosão e congelamento, prolongando a vida útil dos motores de veículos da linha pesada. Os produtos estão disponíveis em três versões: superconcentrado, concentrado e pronto para uso. A linha Truck+ oferece também a água desmineralizada para completar a ação dos aditivos de arrefecimento. Os produtos são disponíveis em galões de 5L.

Palhetas Truck+:

Apresentando ótima capacidade e performance de limpeza, durabilidade, elasticidade, flexibilidade, robustez e resistência a corrosão, são revestidas em grafite, preservando a qualidade da borracha, o que confere um deslizar suave, sem ruídos ou vibrações. Os produtos são desenvolvidos por indústrias de renome no mercado e estão disponíveis na versão convencional.

Lubrificantes de Motor Truck+:

Lubrificante mineral multiviscoso, formulado para atender as especificações de motores ciclo-diesel de última geração, turbo alimentados ou aspirados de alta potência, em serviços severos. A avançada aditivação garante redução do consumo de lubrificante e combustível, melhor partida a frio, maior proteção das partes móveis do motor, melhor manutenção de limpeza do motor e espelhamento de cilindros controlados. Os produtos são disponíveis em embalagens de 1L e 20L.

Saiba mais sobre a Truck+ aqui. E clique aqui para encontrar a Loja Rede ANCORA mais próxima a você!

A manutenção, diferente do que muitos pensam não é um gasto e sim um investimento que assegura a sua segurança. E todos os sistemas e peças que citamos no texto poder ser checados periodicamente.

Recomendamos que você fique sempre atento(a) aos sinais que o seu caminhão der. A manutenção preventiva é sempre uma aliada.

Gostou do texto? Então comente e compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!

Rede ANCORA – A Força de Uma Grande Parceria!