Saiba como cuidar bem do seu caminhão!

Você que possui caminhão sabe bem como é necessário manter sua máquina sempre preservada e nos trinques para poder trafegar com segurança e potência adequada às estradas deste país. E, nós da Rede ANCORA, pensando nessas questões damos algumas dicas preciosas, relacionadas à manutenção e até mesmo limpeza, para você cuidar muito bem do seu caminhão.

Quando um veículo de linha pesada não tem uma manutenção adequada os seus componentes se desgastam de forma mais acelerada devido aos trajetos percorridos, condições das estradas e pelo uso constante.

E antes de começarmos nossa lista, te perguntamos: você sabe a diferença entre manutenção preditiva e manutenção preventiva? Não?! Então, presta atenção nesta parte:

A manutenção preditiva é realizada por meio de coleta e análise de dados do computador do veículo para encontrar defeitos ou alterações anormais antes que o veículo deixe funcionar. Esses instrumentos sinalizam como está a vibração, corrente elétrica, temperatura, entre outros fatores.

Já a preventiva é aquela manutenção que deve ser feita periodicamente e que serve para prolongar a vida útil do seu caminhão. E com essa ação, o veículo funciona adequadamente e ainda garante mais economia.

Agora que você já sabe, ou relembrou essas definições, confira quais são os cuidados básicos que você deve ter com a sua máquina:

  1. Primeiramente a sua segurança e a dos demais: opte por boas práticas de direção, sempre!

A direção responsiva é essencial para que a sua trajetória seja efetivada com segurança e responsabilidade. E, além disso, ela permite que o seu caminhão dure muito mais tempo, porque evita problemas técnicos, poluição e economiza diesel/gasolina.

Também conhecida como “direção econômica”, as boas práticas ao volante contam com:

– Dirigir pensando na sua segurança e na dos demais;

– Manter o máximo de cuidado ao efetuar acelerações, independente o tipo do asfalto/terreno;

–  Não relaxar ou descansar seus pés no pedal;

– Trocar de marcha moderadamente;

– Não tenha vícios de direção, porque pode comprometer sua vida e a dos demais, “andar na banguela”, girando o veículo desengrenando em descidas;

–  Não utilize embreagem como um modificador da rotação do motor.

– Não utilize os chamados ‘arrebites’, entre outros produtos nocivos à saúde.

– Bateu o sono? Pare e descanse. Lembre-se: sua vida e a vida das demais pessoas são muito preciosas.

  1. Rodízios e Calibração dos pneus:

Essa ação simples, de calibrar sempre que necessário os pneus, preserva a saúde da sua máquina. Problemas de alinhamento são sanados e aumenta a durabilidade dos pneus, além de oferecer amortecimento adequado para os impactos das estradas. Mais economia e menos poluição! Fazer rodízio de pneus é essencial também, uma vez que equilibra os desgastes. Porém, quando os pneus estiverem no prazo final de validade, troque-os.

  1. E a carga do seu caminhão, como está?

Atenção para cargas muito acima do que seu caminhão suporta! Isso pode danificar seriamente o seu veículo e ainda reduz o nível de segurança. Tomo cuidado com excessos. Lembre-se: distribua a carga de forma equilibrada e utilize materiais de boa qualidade para fazer a amarração das mercadorias.

Com cargas específicas (animais, combustíveis, produtos tóxicos entre outros resíduos) você necessitará tomar ainda mais cuidado. Pense se o seu caminhão é adequado para as cargas. Essa análise dará mais segurança ao seu veículo, à mercadoria, a você e a terceiros.

  1. Você verifica o seu motor?

Um dos tópicos principais é verificar o óleo do motor, pois ele cumpre três aspectos essenciais:

  1. Lubrifica as peças para reduzir atrito;
  2. Refrigera o sistema;
  3. Realiza a vedação contra os gases gerados da combustão.

Verifique o nível do óleo, sua viscosidade e analise bem se está tudo de acordo para que o motor funcione adequadamente. Respeite o prazo da troca de óleo, que deve ser realizada periodicamente. E somente use produtos indicados pelo fabricante do seu caminhão.

 

  1. Combustível de procedência: um item primordial!

Esse item representa qualidade, então atenção. A boa procedência de combustível tem que ser vista como uma prioridade, uma vez que há muita falsificação e adulteração nos postos no país.

Combustível de má procedência significa desgaste e prejuízo e diminui em muito a vida útil da sua máquina, como perda de força do motor, aumento do consumo de combustível (diesel ruim rende menos) e entupimento dos bicos injetores; e esses problemas, acreditamos, que é algo não desejado por você, não é mesmo? Então fique atento com os postos que você frequenta. Para ter mais segurança, pergunte aos seus colegas caminhoneiros onde eles têm o hábito de abastecer.

  1. Líquido de arrefecimento: fique esperto(a) com este item!

O fluido que refrigera o motor e que o permite funcionar em temperatura mais adequada deve ser verificado, se está no nível correto, toda vez que você for sair com seu caminhão.

Se notar que está sendo preciso completar os níveis frequentemente, fique atento(a), pode ser sinal de vazamento no reservatório.

Os componentes do motor podem ser seriamente prejudicados quando os níveis do fluido de arrefecimento estão muito abaixo do indicado. Superaquecimento causa danos graves. Percebeu uma alteração brusca na temperatura? Não tenha dúvida, consulte um mecânico rapidamente.

  1. Fator importantíssimo: E as peças?

Um hábito comum entre caminhoneiros é buscar peças em ferro-velho, porém, o barato pode sair muito caro.

Não necessariamente peças de ferros-velhos são 100% ruins. Mas na dúvida, sempre opte pelo mais confiável. Busque em autopeças certificadas, porque assim você terá peças novas e com garantia. Fique mais esperto ainda com peças que comprometem a sua segurança e a dos demais: motor, câmbio e caixa de direção.

E, caso precisar de peça legítima, com nota fiscal, com garantia das maiores fábricas do mundo, saiba que a Rede ANCORA tem franquias em 14 estados nacionais mais o Distrito Federal. Então, podemos lhe auxiliar quando surgir aquela emergência. Fique tranquilo(a) e confie, você terá as peças de qualidade fornecidas por especialistas que realmente entendem do assunto. Clique aqui e encontre a loja Rede ANCORA mais próxima a você!

Continue conosco para mais dicas e notícias do setor!

Rede ANCORA – A Força de Uma Grande Parceria!