Saiba como evitar incêndio no seu veículo

Incêndio em veículo: algo que ninguém espera, mas que, infelizmente, pode ocorrer a todos os motoristas.  E você saberia reagir corretamente nessa situação? Pois então leia na íntegra, porque explicamos como eles ocorrem e como você pode evitá-los!

Primeiramente: quais são as principais causas de incêndio nos veículos?

Parte primordial e para ter muita atenção. Alguns dos fatores mais alarmantes, são:

  1. A idade do veículo. Se o seu veículo tiver de 15 anos a mais, tenha cuidado e redobre a sua atenção:

O uso de combustíveis adulterados pode romper as peças de automóveis mais antigos além de a trepidação das peças do motor, que é um fator natural, pode desencaixar causando vazamentos. Além do fato de que, com a idade, o ressecamento das peças condutoras de combustível também apresenta risco;

  1. Má colocação de peças no veículo:

A maior dica neste ponto é: tenha um mecânico de confiança. Porque uma revisão incorreta pode acarretar riscos para você e os demais passageiros e/ou transeuntes. Revisão malfeita ou a inserção de peças inadequadas, mal encaixadas no motor também podem gerar vazamentos e incêndios. Fique atento(a)!

  1. O vazamento de líquidos inflamáveis vindos de cabos ou mangueiras, que ao entrar em contato com o motor acarretam incêndio;
  2. Curto-circuito e demais panes elétricas que podem gerar pequenas faíscas – que ao entrar em contato com os líquidos inflamáveis do veículo geram incêndio;
  3. Motor danificado por colisões pode causar vazamentos ou panes elétricas resultando em incêndio.
  4. Não realizar a Manutenção Preventiva:

Acidentes e incêndios estão suscetíveis a ocorrerem com qualquer pessoa e com qualquer modelo e idade de veículo. Porém, o fato é: há uma forma de minimizar esses possíveis danos com todos os modelos de veículos, e é com a manutenção preventiva.

Na manutenção preventiva, o mecânico faz uma conferência completa para saber como está a saúde do seu veículo. De fiação a vazamento, o seu automóvel é analisado para a sua segurança. Então, não deixe para depois, mantenha em dia a manutenção preventiva do seu veículo.

Como evitar incêndios em veículos?

Como escrito acima, imprevistos podem ocorrer com todos, porém, como diz o ditado: “prevenir é melhor que remediar”. E saber como agir corretamente para reduzir danos é extremamente importante. Confira abaixo:

  1. Voltamos ao ponto principal: Realize a manutenção preventiva. Evite riscos;
  2. Fique esperto(a) e saiba qual o estado das instalações elétricas do seu automóvel;
  3. Extintor de incêndio: mesmo não sendo mais obrigatório, é válido ter para a sua segurança;
  4. Combustível adulterado? Nem pensar! Além de danos na tubulação e incêndio mostramos aqui os demais riscos que sua utilização pode causar ao seu veículo e à sua saúde!
  5. Sentiu aquele cheiro extraforte de queimado ou de combustível? Procure o seu mecânicos de confiança e verifique o possível problema!
  6. Uma recomendação de profissionais: opte por um seguro veicular que cubra incêndios. Pode te ajudar muito!

O veículo pegou fogo? E agora, o que fazer?

Uma circunstância que requer muito cuidado, uma vez que muito além do veículo, há o risco à sua saúde e à de demais pessoas.  Veja abaixo um passo a passo recomendado para essa situação:

  1. Você deve estacionar o seu veículo em um local afastado de demais veículos e de transeuntes;
  2. Logo após estacionar, desligue o carro;
  3. Para amenizar o calor, abra uma pequena parte do capô do automóvel;
  4. Utilize o extintor de incêndio para conter o fogo;
  5. Caso o fogo permaneça e agrave, chame o corpo de bombeiros imediatamente e mantenha-se longe do seu veículo;
  6. Jamais utilize nenhum outro tipo de líquido, que não o extintor, ou técnica para tentar controlar incêndios. Há a possibilidade de explosões devido aos produtos inflamáveis.

Dirija sempre nas mais seguras e melhores condições!

Como vimos, a manutenção preventiva é o maior segredo para evitar prejuízos e danos à saúde. Você está em dia com a manutenção do seu veículo? Pois se não está, assegure-se de realizar o mais breve possível. Essa é uma medida principalmente de segurança!

E agora que você já sabe o que fazer para evitar incêndios no seu veículo, faça a manutenção preventiva e opte por trocar as peças nas Lojas Rede ANCORA! As nossas Lojas estão prontas, abastecidas e oferecem o melhor atendimento a você. Somente com peças originais das maiores marcas do mercado, você adquirirá, além de peças de fábrica, a garantia de dirigir com segurança para todos os seus destinos almejados. Encontre a Loja Rede ANCORA mais próxima a você!

Gostou do texto? Então nos conte e deixe o seu comentário abaixo! Indique nossas dicas aos seus amigos, compartilhando o conteúdo nas suas redes sociais. Continue conosco para mais notícias sobre o setor de autopeças.

Rede ANCORA – A Força de Uma Grande Parceria!