Você sabia que cada cor de fumaça que sai pelo escapamento do motor do seu veículo pode indicar um problema diferente? Há alguns que, de cara, podemos citar, como: falta de potência, falta de força, falhas na marcha entre outros.
O ideal, é que a fumaça seja incolor, porque é a indicação de que o motor está funcionando em condições normais. Mas, você notou uma fumaça suspeita? Pois, não se preocupe! Nós explicamos a você como identificar problemas no motor pela tonalidade da cor da fumaça que ele solta. Leia na íntegra!
- Fumaça Preta:
Sinal de que pode haver problemas no sistema de injeção ou no carburador do seu veículo. O que ocorre é um desequilíbrio na estequiométrica do ar com o combustível, causado pela ingestão demasiada de combustível pelo sistema. Ou seja, o combustível passa a ser parcialmente queimado.
E as consequências disso não são nada boas! Porque, com as partículas de carbono não sendo queimadas e filtradas pelo escapamento, há um aumento significativo do consumo de combustível, sendo muito prejudicial à saúde e gera o aumento de emissões de gás carbônico no meio ambiente, ou seja, o prejuízo é para todos, por isso, tenha muita atenção!
- Fumaça Azul:
Fumaça azul saindo pelo sistema de escape? Hm, mau sinal!
Temos que o funcionamento do motor se dá com: água, combustível e o óleo lubrificante, e quando o escapamento expele fumaça de tom azul é o sinal de que o isolamento do óleo lubrificante junto à câmera de combustão apresentou problema – e isso gera a queima do óleo de câmera de combustão do motor com o combustível. E o desgaste dos anéis de segmento e dos retentores da válvula do motor podem estar diretamente relacionados com a causa desse empecilho.
Já, para carros turbinados, a fumaça azulada pode sinalizar folga do eixo da turbina, fazendo com que o óleo acabe circulando para dentro da câmera de combustão.
As consequências disso podem ser o surgimento de sujeira nas velas e o impedimento da queima de combustível de forma adequada.
E, se você não procurar resolver essa questão em tempo, problemas de lubrificação no motor ocorrerão, porque o nível do óleo costuma baixar muito nessas condições. Portanto, evite prejuízos, fique atento(a)!
- Fumaça Branca:
É normal a fumaça branca surgir quando há o abastecimento com álcool, pois nada mais é do que o vapor. Mas, o empecilho se, após o motor chegar à sua temperatura ideal, a fumaça permanecer.
E se a fumaça branca do seu veículo está permanecendo mais que o normal, isso pode significar dois problemas: álcool adulterado ou algo pior, que é a queima da junta do cabeçote – o que permite a entrada de água para dentro da câmera de combustão.
Se isso correr, tenha atenção ao reservatório de expansão da água, porque, se ele passar a soltar bolhas em suas acelerações ou mesmo se a água começar a baixar demasiadamente rápido, provavelmente é um problema de junta de cabeçote ou mesmo trincas no bloco.
E se o seu veículo for turboalimentado, e a turbina tiver sistema de refrigeração por água, é um indício de problemas com a turbina. Fique esperto(a)!
Outro problema que pode causar o aparecimento da fumaça branca, mas que é raro, é relacionado com fluido. Quando há a ruptura no sistema e o fluido de freio passa a entrar por meio do coletor de admissão.
Agora que você já sabe os perigos que cada tom de fumaça pode apresentar, tenha atenção e resolva um eventual problema no início e evite dores de cabeça e demais prejuízos!
Curtiu o texto? Então o compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!
E, você já sabe, quando precisar de peças originais de fábrica para o seu veículo, vá à uma Loja Rede ANCORA. Clique aqui e encontre a loja mais próxima a você!
Rede ANCORA – A Força de Uma Grande Parceria!
Achei esse site nas pesquisas na internet, me interessou
muito o assunto. Obrigado!