Saiba como trocar o Filtro de Ar na hora certa!

E no nosso blog, temos hoje um item de muita importância para o bom funcionamento do seu carro: o filtro de ar do motor. E este item possui um tempo limitado de funcionamento, logo, você precisa sempre ter atenção para que o seu veículo não seja prejudicado por atrasos de sua troca. Mas, vem cá, você sabe o momento exato e como essa troca precisa ser feita?

Pois não se preocupe mais com isso!  Aqui, nós te contamos como saber e como agir quando a hora da substituição do filtro de ar chegar. Confira na íntegra!

A função do filtro de ar é de proteger o motor do seu carro, e a sua estrutura foi projetada para poder para fazer a absorção e a separação das impurezas do ar. Quando o ar é absorvido, as impurezas mais densas são levadas ao fundo da peça e as mais leves ficam armazenadas no filtro, a parte sanfonada que é feita de um papel que retém poluentes. E a capacidade desse item filtragem é impressionante, pois tem a capacidade de filtrar até um micro, o que equivale a 0,001 milímetro, ou seja, imperceptível aos olhos!

O objetivo central do filtro de ar é fazer com que o ar que entra no coletor de admissão chegue sem impurezas até a câmara de combustão, garantindo assim a queima do ar/combustível seja ideal para o funcionamento. Outra vantagem essencial dos filtros de ar é que eles reduzem o risco de os componentes internos do motor serem desgastados, além de amenizar o consumo de combustível do veículo. Veja só se não é para ter muita atenção com essa peça?

Outro adendo importante é em relação ao formato do filtro de ar, que varia de acordo com o modelo do carro. Um filtro de ar pode ser cilíndrico, oval ou quadrado. Você sempre pode averiguar qual o modelo ideal no Manual do Proprietário do seu carro.

Quais são as consequências de um filtro de ar sujo?

Bom, a sujeira compromete principalmente o bom funcionamento do motor do seu carro. E entre outros danos, estão:

– Impede a passagem de oxigênio – aumentando o consumo de combustível;

– Gera gases contaminantes e prejudicais tanto para a saúde quanto ao meio ambiente;

– Além de poluir o ar externo, também polui o seu carro internamente, gerando riscos à sua saúde;

– Abre caminho para que poluentes penetrem no motor do seu carro – estragando o motor do veículo, além, consequentemente, gerar problemas nos cilindros e pistões.

A moral da história é que ter um filtro sujo pode causar inúmeros danos e prejuízos ao seu bolso.

Outros fatores críticos, e bem comuns, que você pode notar e já se preparar para a troca, são:

– Se o seu carro começar a aumentar repentinamente o consumo de combustível;

– Se o seu carro começar a perder a potência no resgate da velocidade

– Se o seu carro começar a apresentar problemas na marcha lenta

Como saber quando trocar o filtro de ar?

Primeiro de tudo: consulte a recomendação do fabricante a respeito do período de troca; geralmente a indicação é que seja entre uns 10 mil quilômetros rodados, porém, você precisa averiguar as condições nas quais o seu carro é utilizado. Para veículos que trafegam em ambientes com muita poeira, terra entre outros poluentes mais densos, consequentemente o desgaste será mais acelerado do que em ambientes que não apresentam essas características. Então, já sabe, fique atento(a) a essas condições.

Outra dica é: faça dê àquela fiscalizada na aparência do filtro. Isso mesmo, você, apenas olhando bem pode identificar se a peça precisa de atenção e ser substituída. Caso notar que o filtro tem muitos poluentes acumulados, está com aspecto de sujeira, não precisa pensar duas vezes: a hora da troca chegou!

E aqui damos um conselho, que é melhor você seguir:

Nunca, jamais, tente por conta própria ‘consertar’ o filtro de ar do seu veículo. Não o lave com água e sabão, não passe aspirador de pó e nem o famoso paninho na peça. Não vale a pena, mesmo, porque assim você tem grandes chances de danificar a eficiência do filtro. E, se você já estava incomodado(a) antes com o mau funcionamento, imagina com o filtro desgastado? Então, o melhor a se fazer é trocar. Confie nesse conselho.

E, finalmente, para trocar, o que fazer?

Calma, o processo é muito simples e acessível.

Primeiramente, essa substituição deve ser feita apenas com o carro desligado há algum tempo, para evitar o risco de queimaduras.

Para realizar a troca do filtro, você precisa abrir o capô do carro e localizar a peça. Normalmente, você a encontrará em uma caixa preta, bem próxima ao vidro do carro. Depois, retire os parafusos dessa caixa e substitua o filtro por um novo.

Para encerrar, fixe a peça, apertando bem os parafusos outrora retirados. E, para o funcionamento ideal, o local deve ficar totalmente fechado e livre de rupturas.

Pronto, troca efetuada! Lembrando que você também pode ir ao seu mecânico de confiança para fazer a substituição.

Viu só como essa peça é muito importante? Por isso indicamos: sempre tenha atenção com o filtro de ar do seu carro. Ao manter a revisão dessa peça sempre em dia, além de você proteger o seu veículo você também protege a sua saúde e a dos demais passageiros e o meio ambiente!

E notou que precisa trocar o filtro de ar do seu carro e não sabe onde encontrar a peça? Pois esse será o menor dos seus problemas, porque nós temos a solução: as Lojas da Rede ANCORA! Nossas lojas trabalham apenas com peças originais, com garantia de fábrica, além de entregar o melhor atendimento e custo-benefício do mercado! Precisou de filtro de ar de qualidade? Então encontre a loja Rede ANCORA mais próxima a você!

Continue conosco para mais notícias sobre o setor!

Rede ANCORA – A Força De Uma Grande Parceria!